Portfólio Acadêmico e Literário

Sou Doutor em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2019), com a tese "Rodolfo Teófilo polemista: a crítica polêmica como estratégia de glorificação literária" (Bolsa CAPES-DS), e Mestre em Letras (2011) pela UFC, com a pesquisa "Rodolpho Theophilo: a construção de um romancista" (Bolsa FUNCAP), pelo Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal do Ceará, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva; com Licenciatura em Letras (2008). Fui professor substituto de Teoria da Literatura e de Estágio de Ensino de Literatura no Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (2022). No doutorado, coordenei o projeto de extensão "O entre-lugar na Literatura cearense" (2015-2018) e coorganizei a obra "Um livro de interpretação literária: obras e autores" (2018). Participante do grupo de pesquisa "Espaço de Leituras: cânones e bibliotecas", sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva, entre 2006 a 2019. Sou autor de livros didáticos de Literatura da editora Sistema Ari de Sá e atuo como revisor, redator, roteirista, designer educacional. Fui Professor Conteudista do Curso de Literatura Cearense, promovido pela Fundação Demócrito Rocha, em 2020 e das disciplinas de "Literatura de Língua Portuguesa" e "Estudos Críticos da Literatura", do Curso de Letras da UNICNEC. O projeto 'Padaria Espiritual em Quadrinhos' foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet Nº 8.313/91) e vencedor do XV Edital Mecenas (2023) da Secretaria de Cultura do Ceará. Fui vencedor do XII Edital Ceará de Incentivo às Artes (2022), da SECULT-CE, com o livro Rodolfo Teófilo Romancista.

Contatos:

E-mail: zefiro_cr@hotmail.com

​Instagram: https://www.instagram.com/charles.ribeiro.pinheiro/

Twitter: @Charles_Rib_82

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/charles-ribeiro-a3b06963/

E-mail do projeto de extensão: entrelugar.literaturacearense@gmail.com

Mapa Cultural Ceará: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/18387/


2023

Bate-papo: Charles Ribeiro Pinheiro e a Padaria Espiritual em quadrinhos

Canal: Ana Luiza Koehler

Data: 26 de janeiro de 2023

Resumo: No dia 26 de janeiro, ocorreu o Traços da Cidade", no canal do Youtube da quadrinista Ana Luiza Koehler. No Bate-papo, eu, Charles Ribeiro Pinheiro, pesquisador de literatura cearense e roteirista de quadrinhos, apresentei o projeto de publicação do livro em quadrinhos sobre a agremiação cultural cearense Padaria Espiritual, falei sobre aspectos peculiares da Fortaleza antiga, a relação dos letrados-padeiros e o cotidiano da cidade, no contexto da Belle Époque, e os desafios de pesquisar as fontes literárias e iconográficas para ilustrar a história desse irreverente grupo. O projeto "Padaria Espiritual em Quadrinhos" foi desenvolvido para homenagear e enfatizar a Padaria Espiritual como marco cultural do Ceará. O projeto artístico e interdisciplinar entre literatura e quadrinhos visa publicar um livro em quadrinhos e realizar ações de divulgação e de resgate da história e da memória do respectivo grêmio.

2022

Comunicação: PADARIA ESPIRITUAL EM QUADRINHOS: UM PROJETO ARTÍSTICO E INTERDISCIPLINAR

Evento: IV Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da UFC

Instituição: Universidade Federal do Ceará

Data: 24/11/2022

Resumo: No ano de 2022, a Padaria Espiritual completou 130 anos de sua fundação. A agremiação se formou nas cadeiras do Café Java em maio de 1892, na Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, onde concentrava jovens boêmios, artistas e literatos. A Padaria Espiritual é um dos marcos literários das manifestações culturais e artísticas do Ceará e, para prestar homenagem, foi desenvolvido um projeto para publicar um livro em quadrinhos sobre esse grêmio. A pesquisa "Padaria Espiritual em Quadrinhos" é fruto de um projeto artístico e interdisciplinar entre literatura e quadrinhos, intitulado "Fortaleza: narrativas gráficas", em desenvolvimento ao longo de 8 anos com o objetivo de valorizar as representações do cenário urbano de Fortaleza, usando a linguagem dos quadrinhos como um atrativo meio de difusão cultural e estímulo de leitura abrangente para o público em geral. objetivo desse trabalho é apresentar esse projeto gráfico-literário e descrever a metodologia interdisciplinar utilizada para a sua pesquisa e construção do roteiro que servirá de guia para a ilustração da obra.

https://sysprppg.ufc.br/eu/2022/


Palestra: PADARIA ESPIRITUAL 130 anos

Evento: XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará

Instituição: Conselho Regional de Biblioteconomia - 3a região - Ceará e Piauí

Data: 15 e 17/11/2022

Resumo: Esta palestra teve o intuito de apresentar e homenagear, na XIV Bienal Internacional do livro do Ceará, a Padaria Espiritual que completou 130 anos de sua fundação, em 2022, fato que assinala uma longa tradição de associações literárias no Ceará. Ela foi uma agremiação cultural que surgiu, no final de maio de 1892, nas cadeiras do Café Java, quiosque estilo Art Nouveau que ficava na Praça do Ferreira, em Fortaleza. Nesse contexto, a Padaria Espiritual foi formada pelo gracejo do poeta Antônio Sales e de jovens músicos, escritores e jornalistas que queriam criar um grêmio cultural para despertar o gosto pelas letras em Fortaleza. Porém, Antônio Sales não queria criar uma instituição séria e formal, como tantas academias que existiam, mas uma que "fosse uma cousa nova, original e mesmo um tanto escandalosa, que sacudisse o nosso meio e tivesse uma repercussão lá fora".

Oficina: 130 ANOS DA PADARIA ESPIRITUAL DO CEARÁ: POESIA E HUMOR NO JORNAL O PÃO

Evento: XV Semana de Humanidades-UFC

Instituição: Centro de Humanidades UFC

Data: 21 e 22/11/2022

Resumo: No ano de 2022, a Padaria Espiritual completou 130 anos de sua fundação, fato que assinala uma longa tradição de associações literárias no Ceará. Ela foi uma agremiação cultural que surgiu, no final de maio de 1892, nas cadeiras do Café Java, quiosque estilo Art Nouveau que ficava na Praça do Ferreira, em Fortaleza. Nesse contexto, a Padaria Espiritual foi formada pelo gracejo do poeta Antônio Sales e de jovens músicos, escritores e jornalistas que queriam criar um grêmio cultural para despertar o gosto pelas letras em Fortaleza. Porém, Antônio Sales não queria criar uma instituição séria e formal, como tantas academias que existiam, mas uma que "fosse uma cousa nova, original e mesmo um tanto escandalosa, que sacudisse o nosso meio e tivesse uma repercussão lá fora". Como forma de homenagear os 130 anos da agremiação, o objetivo da oficina é apresentar a história da Padaria Espiritual, relacionando as atividades culturais do grêmio com o contexto e o campo literário de Fortaleza, assim como analisar e discutir os textos literários publicados no Jornal O Pão.

Link inscrições: https://www.even3.com.br/xv-semana-de-humanidades-294167/


Comunicação: 130 ANOS DA PADARIA ESPIRITUAL: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR ENTRE LITERATURA E QUADRINHOS

Evento: XIX ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS - Utopias e Distopias: Estética, Política e Sociedade

Instituição: Programa de Pós-graduação em Letras UFC

Data: 10/11/2022

Resumo: Em 2022, a Padaria Espiritual, agremiação formada no Café Java (1892), na Praça do Ferreira (Fortaleza), completou 130 anos de sua fundação. Ela é um marco cultural do Ceará e, como homenagem, foi desenvolvido um projeto para publicar um livro em quadrinhos sobre o grêmio. A pesquisa "Padaria Espiritual em Quadrinhos" é fruto do projeto artístico e interdisciplinar entre literatura e quadrinhos. intitulado "Fortaleza: narrativas gráficas", desenvolvido ao longo de 8 anos com o objetivo de valorizar as representações do cenário urbano de Fortaleza, usando a linguagem dos quadrinhos como um meio de difusão cultural e estímulo democrático de leitura. O objetivo desse trabalho é apresentar esse projeto gráfico-literário e descrever a metodologia interdisciplinar utilizada para a sua pesquisa e construção do roteiro que servirá de guia para a ilustração da obra.

https://interdisciplinaruf.wixsite.com/xix-encontro-interdi/comunica%C3%A7%C3%B5es


Palestra: Modernismo no Ceará

Evento: Semana de Linguagens: do centro às margens - as faces dos modernismos brasileiros

Instituição: Colégio Sapiens

Data: 26/10/2022

Resumo: A abertura  do evento aconteceu no dia 26, quarta-feira, às 19h no anfiteatro do Colégio Sapiens, com  uma mesa de debate com o convidado Prof. Dr. Chales Ribeiro e os alunos Arthur Victor Coutinho e Lucas de Paula Américo Augusto. A mesa teve como tema: Modernismos no Ceará. Foi abordada o contexto histórico e filosófico das vanguardas europeias e suas influências para o modernismo brasileiro e a Semana de Arte Moderna, assim como as particularidades das manifestações modernistas no Ceará, na década de 1920 e 1930.

https://www.colegiocsapiens.com.br/


Palestra:  Francisca Clotilde: educadora e romancista

Evento: Encontros Literários Moreira Campos

Instituição: Departamento de Literatura/Letras UFC

Data: 19 de outubro de 2022

Resumo: Os Encontros Literários Moreira Campos celebram os 160 anos da escritora Francisca Clotilde nesta quarta-feira (19), às 18h30min, no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades. O convidado professor do curso de Letras da UFC e pesquisador da literatura cearense Charles Ribeiro Pinheiro apresentará a palestra "Francisca Clotilde: educadora e romancista", que será mediada pelo prof. Marcelo Magalhães, coordenador dos ELMC. A participação é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas através do link: https://bit.ly/3ggATKg , ou no horário e local do evento. A atividade contará com a emissão de certificados.

https://ch.ufc.br/pt/elmc-celebram-160-anos-da-escritora-francisca-clotilde-com-palestra-nesta-quarta-feira-19/


Palestra: Narrativas da Padaria Espiritual

Evento: I Ceará em Quadrinhos

Instituição: Unifor

Data: 25 de outubro de 2022 

Resumo: O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, em parceria com o Grupo de Pesquisa "Justiça em Quadrinhos" da instituição e a Gibiteca Municipal de Fortaleza, realiza o I Ceará em Quadrinhos no dia 25 de outubro, das 13h às 19h, no Auditório da Biblioteca Central da Unifor. O objetivo do evento é apresentar os principais intelectuais, quadrinistas, roteiristas e professores que elaboram, pesquisam e desenvolvem metodologias de aprendizagens sobre a nona arte. A programação conta com uma série de palestras sobre o universo dos quadrinhos, sua história e importância no estado do Ceará. A Palestra apresentou o projeto de publicação do livro em quadrinhos que narra a história da Padaria Espiritual do Ceará, um irreverente grêmio cultural cearense que agitou a cidade de Fortaleza no fim do século XIX.

https://www.unifor.br/-/i-ceara-em-quadrinhos-apresenta-principais-nomes-da-nona-arte-no-estado

Mesa de Debate: Padaria Espiritual 130 Anos Depois: Cultura e Política

Canal: TV do Habilidoso

Data: 28 de junho de 2022

Resumo: Participação de uma mesa de debate com o título "Padaria Espiritual 130 Anos Depois: Cultura e Política", no dia 28 de junho de 2022, no Canal TV do Habilidoso, de Luiz Prata, com a participação de Tiago Ribeiro, produtor cultural e idealizador do I Festival A Massa, Gleudson Passos, professor do curso de História da UECE, Francisco Jr., sociólogo e autor do livro Padaria Espiritual - 130 anos, com mediação de Luiz Regadas/Tv Do Habilidoso.


Evento: Projeto Quarta Literária - 130 anos da padaria Espiritual

Local: Café Cultural A casa é sua

Organização: Café Cultural A Casa é sua

Data: 29 de junho de 2022

Resumo: Participação do Projeto Quarta literária promovido pelo Café Cultural A casa é sua, cuja live no Instagram teve como tema os 130 anos da Padaria Espiritual, ocorrida no dia 29 de junho de 2022, com a participação de Tiago Ribeiro, produtor cultural e idealizador do I Festival A Massa, Gleudson Passos, professor do curso de História da UECE, e produção de Andrea Vasconcelos.

Live disponível em: https://www.instagram.com/p/CfaEoeHFjoN/ 


Artigo:   Padaria Espiritual - 130 anos do Pão do Espírito Cearense

Jornal: Segunda Opinião

Data: 30/05/2022

Resumo:Artigo publicado para o site Segunda Opinião com o título Padaria Espiritual - 130 anos do Pão do Espírito Cearense Há 130 anos, em 30 de maio de 1892, surgia a Padaria Espiritual, o acontecimento literário que agitou culturalmente Fortaleza, na passagem do século XIX para o XX. A agremiação se formou nas cadeiras do Café Java, quiosque estilo art nouveau que ficava na Praça do Ferreira (centro da cidade), de propriedade de Mané Cocô, que concentrava jovens boêmios, artistas e literatos que debatiam as novidades literárias da época.

Disponível em: https://segundaopiniao.jor.br/padaria-espiritual-130-anos-do-pao-do-espirito-cearense/ 


Entrevista: 130 anos da Padaria Espiritual: agremiação segue relevante e atual

Jornal: O Povo

Data: 30/05/2022

Resumo: Reportagem no Caderno Vida e Arte do Jornal O Povo, do jornalista Miguel Araújo, com a minha colaboração em forma de entrevista, sobre os 130 anos da Padaria Espiritual.

Link: https://mais.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2022/05/30/130-anos-da-padaria-espiritual-agremiacao-segue-relevante-e-atual.html


Entrevista: 130 anos da Padaria Espiritual

Canal: Programa de Rádio web - Pra Pensar

Data: 09/06/2022

Resumo: Participação do Programa de Rádio web - Pra Pensar -, da FM Benfica, cujo tema foi os 130 anos da Padaria Espiritual -, no dia 09/06/22, de 20h às 22h, com a apresentação de Emerson Praciano e os convidados Prof. Charles Ribeiro Pinheiro e o produtor Cultural Tiago Ribeiro.

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/p/CeCt9QuprpR/ 


Evento: Mesa redonda PADARIA ESPIRITUAL 130 ANOS - Novos olhares, outros desafios

Instituição: Universidade Estadual do Ceará

Local:  Auditório Paulo Petrola (Reitoria Itaperi UECE).

Data: 30 de maio de 2022

Resumo: Participação na Mesa redonda PADARIA ESPIRITUAL 130 ANOS - Novos olhares, outros desafios, no Auditório da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará, uma celebração aos 130 anos do grêmio literário cearense, que discutiu como novas linguagens abordam as realizações da Padaria Espiritual (1892-1898), com a organização do professor Gleudson Passos. MESA REDONDA com Thiago Ribeiro (Prod. Culturais) e Charles Pinheiro (Letras UFC). Mediação e organização do professor e historiador Gleudson Passos (História CH UECE). Segunda-feira, 30 de maio de 2022, 18:30, Auditório Paulo Petrola (Reitoria Itaperi UECE).

https://ppgletras.ufc.br/pt/convite-para-mesa-padaria-espiritual-130-anos-novos-olhares-outros-desafios-na-uece/


Documentário: Padaria Espiritual mandando Mensagens para além do seu tempo

Projeto: Festival A Massa

Produção: Tiago Ribeiro e Candeeiro Cultural

Instituição: Centro Cultural do Banco do Nordeste

Datas: 21 e 28 de maio de 2022

Resumo: Participação do documentário "Padaria Espiritual mandando Mensagens para além do seu tempo", divido em seis partes com direção de Tiago Ribeiro e produção de Candeeiro Cultural, que foi exibido aos sábados, nos dias 21 e 28 de maio, 04 e 01 de junho, no Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Fortaleza. A participação do primeiro episódio "A massa", no link A massa, que foi exibido no dia 21 de maio, e o segundo episódio "Poetas, futuristas e visionários", no link O Pão, exibido no dia 28 de maio. Os documentários fizeram parte do Festival A Massa, com organização de Tiago Ribeiro, que celebrou a cultura cearense e o pão do espírito até hoje. A poesia em forma de pão alimentando o nosso coração. Um festival gratuito que contou com shows, saraus, performances, diálogos Literários.


Palestra: Semana de Arte Moderna de 1922, vanguarda e modernismo no Brasil.

Evento: Semana Literária da Escola Estadual Vicente Arruda

Instituição: Escola Estadual Vicente Arruda

Data: 13 de junho de  2022

Resumo: Presença na Semana Literária da Escola Estadual Vicente Arruda, no município de Caucaia, a convite da professora Juliana Nascimento com outros professores e artistas para apresentar e discutir a Semana de Arte Moderna de 1922, vanguarda e modernismo no Brasil. Um momento especial com muita arte e cultura. No evento cultural, fiz a apresentação e divulgação da Campanha do Catarse Padaria Espiritual em quadrinhos. No dia 13 de junho de 2022.


Palestra: Vanguardas artísticas e Semana de Arte Moderna 1922

Evento: VIII Projeto Chá Literário - Semana de Arte Moderna - A arte como expressão do tempo

Instituição: Colégio Seráfico

Data: 27/04/2022

Resumo: Palestra proferida no "VII Projeto Chá literário - Semana de Arte Moderna - A arte como expressão do tempo" no Colégio Seráfico, no dia 27 de abril de 2022, para alunos do ensino fundamental e médio. Foi abordada o contexto histórico e filosófico das vanguardas europeias e suas influências para o modernismo brasileiro e a Semana de Arte Moderna.

https://www.instagram.com/p/CcNoD21LAEd/


Entrevista: História do movimento literário "Padaria Espiritual" pode virar quadrinho

Jornal: Jornal da TVC

Data: 05/04/2022

Resumo: Entrevista concedida ao Jornal da TVC, para o jornalista Leonardo Marinho, veiculado no dia 05 de abril de 2022, sobre a Campanha para publicar o livro Padaria Espiritual em Quadrinhos que narra a história da Padaria Espiritual do Ceará, um irreverente grêmio cultural cearense que agitou a cidade de Fortaleza no fim do século XIX. A Campanha no Catarse servirá para financiar os custos de edição e publicação do livro, a ser lançado de forma independente e com envio previsto aos apoiadores, a partir de agosto de 2022. Esta é uma Campanha flexível, ou seja, todos apoiadores receberão seus livros e outras recompensas gráficas. 


Live: Travessias literárias - Aldeota, Jader de Carvalho

Instituição: Biblioteca Estadual do Ceará

Data: 19/04/2022

Resumo: O programa "Travessias Literárias", da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), visita a obra "Aldeota", de Jader de Carvalho. O encontro acontece no dia 19/04, às 15h, no YouTube da Bece. Na ocasião receberemos Charles Ribeiro Pinheiro. O Programa "Travessias Literárias - Aldeota de Jader de Carvalho" é um interessante passeio por um dos mais importantes romances cearenses do século XX. Escrito pelo poeta e jornalista Jáder de Carvalho, Aldeota é um minucioso livro que apresenta a trajetória de Chicó, de menino que cresce, enquanto vagueia por variadas cidades do castigado sertão cearense, até migrar para floresta amazônica. Após muitas agruras, enriquece por meio de atividades ilegais, retorna ao Ceará e constrói um imponente palacete no aristocrático bairro da Aldeota. Publicado em 1963, é um romance fortemente marcado pela crítica social que, além de traçar um rico panorama do homem cearense, denúncia as "fontes ocultas" da riqueza da Aldeota.


Documentário: Perfil José Albano - Meu lugar é a Poesia

Produção: TV Assembleia Ceará

Data: 12/03/2022

Resumo: A TV Assembleia exibe sábado, às 20h do dia 12 de março, no programa Perfil, o documentário "Meu Lugar é a Poesia " sobre a vida e a obra do poeta cearense José Albano. A reprise é no domingo, às 22h. Imperdível! Não percam este documentário sobre um dos grandes poetas cearenses do século XX, José Albano. O documentário "José Albano - o meu lugar é a poesia" é uma produção da coordenadora do Núcleo de Documentários, Ângela Gurgel, e das jornalistas Ana Célia de Oliveira e Janaína Gouveia. Ângela Gurgel também assina o roteiro, com Vinícius Augusto Bozzo. A arte de abertura é de Daniel Cardoso e Ângela Gurgel, que também assina sonorização e revisão geral. As imagens são do videomaker Marcelo Alves e dos cinegrafistas Salomão Costa (TV Assembleia) e Cristiano Freitas (Produtora MT Vídeo).

https://youtu.be/mr1cMnCT-lw


Entrevista: Semana de Arte Moderna e Padaria Espiritual: distintos, movimentos dialogam com o Brasil atual

Jornal: Diário do Nordeste

Data: 14/02/2022

Resumo: Diferentemente do que se pensa, a Semana de Arte Moderna de 1922 e a Padaria Espiritual foram movimentos bastante distintos. Não houve intersecções diretas ou influências entre os dois. O primeiro - cujo centenário acontece de 13 a 17 de fevereiro deste ano - foi um evento nos campos da literatura, pintura, escultura e música, organizado por jovens artistas e patrocinado pela elite cafeeira paulista. O segundo, por sua vez, firmou-se como agremiação cultural surgida no final de maio de 1892 nas cadeiras do Café Java, quiosque estilo Art Nouveau localizado na Praça do Ferreira - Centro de Fortaleza. O espaço concentrava boêmios, artistas e literatos que debatiam as novidades das letras da época. Eles publicaram um jornal intitulado O Pão, com 36 edições, veiculado entre 1892 e 1896.Doutor em Letras pela Universidade Federal do Ceará e roteirista de HQs, Charles Ribeiro Pinheiro destaca que a Padaria Espiritual não teve nenhum tipo de antecipação estética ou formal com o modernismo de 1922. "Ela foi um grêmio cujos escritores possuíam uma diversidade de estilos literários, indo do parnasianismo ao realismo, do naturalismo ao simbolismo", descreve.

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/semana-de-arte-moderna-e-padaria-espiritual-distintos-movimentos-dialogam-com-o-brasil-atual-1.3192160

Entrevista: Professor realiza campanha para publicar HQ sobre a Padaria Espiritual

Jornal: O Povo

Data: 05/02/2022

Resumo: Em 30 de maio de 1892, o Café Java, espaço que carregava estilo art nouveau na Praça do Ferreira, foi palco do surgimento de uma agremiação literária que "agitaria culturalmente" Fortaleza. Encabeçado pelo poeta Antônio Sales, o movimento denominado "Padaria Espiritual" reuniu jovens escritores que desejavam criar uma instituição para despertar o gosto pelas letras na Capital cearense, proporcionando um movimento de modernização e atualização das novidades "intelectuais e artísticas". Quase 130 anos depois, a agremiação literária terá sua história resgatada e narrada por meio de quadrinhos a partir do projeto "Padaria Espiritual em Quadrinhos". A produção, idealizada pelo professor e Doutor em Literatura Comparada, Charles Ribeiro, tem campanha de financiamento coletivo no Catarse para arrecadar recursos para sua publicação.

https://mais.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2022/02/05/professor-realiza-campanha-para-publicar-hq-sobre-a-padaria-espiritual.html


Notícia: Professor cearense faz  campanha para publicar livro em quadrinhos

Jornal: Jornal Jangadeiro

Data: 24/01/2022

Resumo: Que tal contribuir para a realização do sonho de um professor e roteirista cearense? O Charles Ribeiro Pinheiro (@charles.ribeiro.pinheiro) lançou uma campanha de financiamento coletivo do livro Padaria Espiritual em Quadrinhos. A linguagem dinâmica dos quadrinhos convida o leitor a passear pelas ruas da Fortaleza antiga e testemunhar a agitada vida literária da época. A campanha, que busca arrecadar R$ 32 mil, pretende financiar os custos de edição e publicação do livro em quadrinhos sobre a Padaria Espiritual do Ceará, a ser lançado e enviado aos apoiadores, a partir de agosto, em comemoração aos 130 anos do grêmio. O projeto, que une as linguagens da literatura e das histórias em quadrinhos, conta com pesquisa e roteiro de Charles Ribeiro Pinheiro, artes por Luís XIII e Talles Rodrigues. 

https://www.instagram.com/p/CZHd1FDMTzi/


Evento: Dia do Quadrinho Nacional

Título: Mesa 3: Quadrinhos em História

Instituição: Rede Nordestina de HQs

Data: 30/01/2022

Resumo: Em comemoração ao dia do quadrinho brasileiro, faremos uma programação especial. Serão 4 lives com membros da RedeNEHQ debatendo temas nordestinos e do Brasil no âmbito quadrinhos nacionais: Domingo (10h) - Quadrinhos em história. Mediação: Sávio Roz. Participação de Charles Ribeiro Pinheiro, Márcio Rodrigues e Iramir Araújo

https://www.instagram.com/p/CZW-fPTFSvV/


Curso: Introdução à Literatura Cearense

Período: dias 18, 20, 25 e 27 de janeiro, pelo google meet.

Resumo: Curso de férias "Introdução à Literatura Cearense", ofertado pelo Prof. Dr. Charles Ribeiro Pinheiro, que consiste em um estudo introdutório sobre a história da produção literária no Ceará, enfatizando autores, movimentos estéticos, agremiações e revistas literárias. Por meio de uma metodologia historiográfica e dos estudos culturais, debaterá questões importantes sobre as ideias de tradição e sistema literário e a relevância do Ceará para a literatura nacional. Atividade ideal para graduandos dos cursos de humanidades, professores e pesquisadores em formação.

https://caminhosdapesquisaliteraria.webnode.com/l/curso-introducao-a-literatura-cearense/

Artigo: 07 de janeiro - Dia do leitor

Jornal: Segunda Opinião

Data: 07/01/2022

Resumo: O dia do leitor, data em que lembramos de que a leitura do texto literário é um dos vetores fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo na sociedade. Ler é um processo de interação e compreensão muito importante para a aprendizagem. O modo de expressão escrita destaca-se pela durabilidade que permite ao leitor reler quantas vezes quiser e em seu próprio ritmo. A difusão da comunicação escrita e da prática da leitura representaram os fenômenos sociais mais importantes da história da humanidade. Isso possibilitou a preservação do conhecimento e o desenvolvimento das práticas da escrita e da leitura como atividades pedagógicas.

https://segundaopiniao.jor.br/07-de-janeiro-dia-do-leitor/


Artigo: Não olhe para cima - uma sátira sobre a cegueira da humanidade

Jornal: Segunda Opinião

Data: 03/01/2022

Resumo: Não olhe para cima (Don't Look Up, Netflix, 2021) é uma representação contundente da miséria do nosso tempo? Se dois cientistas anunciassem ao vivo na TV que um asteroide assassino de 9km de diâmetro atingiria a Terra, como você reagiria? O filme é uma comédia apocalíptica que engloba uma crítica à sociedade atual diante de questões tão importantes quanto o aquecimento global, preservação ambiental e, possivelmente, a atual crise mundial da covid-19. Dirigido por Adam McKay, estreou no dia 24 de dezembro no serviço de streaming da Netflix e tem no elenco Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep, entre outros atores renomados. Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), uma estudante de doutorado em astronomia, com o professor Dr. Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) descobrem um cometa atravessando o sistema solar. O problema é que a enorme rocha está em rota de colisão direta com a Terra, com 100% de chance de extinguir o planeta. Mas, ninguém parece se importar.

https://segundaopiniao.jor.br/nao-olhe-para-cima-uma-satira-sobre-a-cegueira-da-humanidade/


2021

Entrevista: Professor e roteirista lança campanha para financiar livro Padaria Espiritual em quadrinhos

Jornal: Portal Terra da Luz

Data: 12/12/2021

Resumo: Entrevista ao jornalista Hermann Hesse, do Portal Terra da Luz, sobre a Campanha de Financiamento Coletivo para publicar o livro Padaria Espiritual em Quadrinhos. Em meio à pandemia do novo coronavírus, depois de passar um mês internado com covid-19 ao lado da esposa, o professor e roteirista Charles Ribeiro Pinheiro decidiu colocar em prática um projeto que há muito tempo tinha em mente: recontar a história do movimento cultural Padaria Espiritual, que agitou culturalmente a cidade de Fortaleza no fim do século XIX no formato de história em quadrinhos, que considera mais acessível para a população. "Em 2022, a Padaria Espiritual completa 130 anos de fundação. É um excelente momento para celebrar este grêmio. A Padaria Espiritual foi um importante grêmio artístico-literário que precisa ser mais divulgado, porque atualmente, dentro e fora do Ceará, pelo público em geral, ainda é pouco conhecida. Um livro em quadrinhos sobre a Padaria Espiritual, além de atrativo produto cultural, serve de fomento para divulgação da história literária cearense e brasileira", destaca.

https://portalterradaluz.com.br/eventos/cultura-professor-e-roteirista-lanca-campanha-para-financiar-livro-padaria-espiritual-em-quadrinhos/

Projeto: Padaria Espiritual em Quadrinhos

Resumo: No ano de 2022, a Padaria Espiritual completará 130 anos de sua fundação, pois foi inaugurada no dia 30 de maio de 1892. A agremiação se formou nas cadeiras do Café Java, da Praça do Ferreira, onde concentrava jovens boêmios, artistas e literatos. A Padaria Espiritual é um dos marcos literários das manifestações culturais e artísticas do Ceará e o livro Padaria Espiritual em quadrinhos será uma bela forma de homenagem. O projeto, que une as linguagens da literatura e das histórias em quadrinhos, conta com pesquisa e roteiro de Charles Ribeiro Pinheiro e artes por Luis XIII, artista cearense com trabalhos nos E.U.A, Canadá e França e Talles Rodrigues, ilustrador e designer gráfico, autor de Cortabundas - O Maníaco de José Walter, Novos Sumérios e vencedor do prêmio HQMix 2021 pelo quadrinho Mayara & Annabelle - Hora Extra. O livro Padaria Espiritual em Quadrinhos é fruto de um projeto artístico e interdisciplinar entre Literatura e Quadrinhos, intitulado Fortaleza: narrativas gráficas, em desenvolvimento ao longo de 8 anos com o objetivo de valorizar as representações do cenário urbano de Fortaleza, usando a linguagem dos quadrinhos como um atrativo meio de difusão cultural e estímulo de leitura abrangente para o público em geral. Para a construção do romance gráfico sobre esse grupo, apreendemos a ideia do quadrinista Will Eisner, de que as cidades, como lugares que fermentam ação e oportunidades, são obviamente uma grande fonte de narrativas para os quadrinhos. 

PROJETO GRÁFICO

Pesquisa/Roteiro: Charles Ribeiro Pinheiro.

Ilustradores: Luis XIII e Talles Rodrigues.

Livro com 112 páginas (104 de ilustrações).

Dimensões: 29cm x 21cm

Capa: Papel Cartão 300g colorida/ Lombada quadrada.

Arte da Capa - Talles Rodrigues.


Síntese: Projeto artístico e interdisciplinar, do pesquisador em literatura e roteirista Charles Ribeiro Pinheiro, que entrecruza História, Literatura e Quadrinhos para produzir romances gráficos que contam histórias de Fortaleza, ressaltando personagens e representações do cenário urbano da capital cearense, do fim do século XIX e XX. A partir da lição aprendida com Will Eisner, em Quadrinhos e a arte Sequencial (2010) e Narrativas Gráficas (2013), a linguagem dinâmica e acessível dos quadrinhos é uma excelente forma de enriquecer a memória do patrimônio histórico e cultural de Fortaleza. 

Objetivo geral: pesquisar, escrever e produzir histórias em quadrinhos sobre a memória histórica, patrimonial, artística e literária de Fortaleza, capital do Ceará. 

https://caminhosdapesquisaliteraria.webnode.com/fortaleza-narrativas-graficas/


Oficina: "Conhecendo a Literatura cearense"

Instituição parceira: Rede de leitura Jangada Literária

Datas: 06, 13, 20 e 27 de novembro.

Resumo: a Oficina consiste em um estudo introdutório da história da literatura cearense, dos principais movimentos estéticos, das agremiações literárias, dos jornais e revistas, assim como alguns temas poéticos recorrentes e símbolos que constituíram uma tradição literária no Ceará. Será discutido como, há dois séculos, a literatura cearense contribui para o enriquecimento cultural da literatura brasileira, ressaltando a importância de estudar essa intensa produção poética, cujo conjunto de escritores (não apenas os nascidos em terras alencarinas) e obras produzidas no Ceará, que tomam por tema o contexto e a circunstância do homem cearense, foram e são lidos dentro e fora do nosso estado.

https://caminhosdapesquisaliteraria.webnode.com/l/oficina-conhecendo-a-literatura-cearense/


Curso: "Fortaleza literária: romances e espaços urbanos"

Instituição: Secretaria de Cultura-CE/Biblioteca Pública do Ceará

Data: setembro de 2021.

Resumo: O Curso "Fortaleza literária: romances e espaços urbanos" consiste no estudo de quatro romances clássicos de autores cearenses que têm a cidade de Fortaleza como principal cenário para o desenvolvimento de suas tramas, enfatizando as representações ficcionais dos espaços urbanos em seus contrastes e mutações, além de desenvolver a interdisciplinaridade entre a Literatura, a História e o Urbanismo. O curso examinará a cidade de Fortaleza nos seus variados aspectos formais: como cenário, como tema, como personagem, como antagonista, como alegoria e como evento desencadeador da criação ficcional. Serão privilegiados romances do realismo-naturalismo, tais como "A afilhada" (1889), de Oliveira Paiva; "A Fome" (1890), de Rodolfo Teófilo; "A normalista" (1893), de Adolfo Caminha e um romance do regionalismo de 30, "O Quinze" (1930), de Rachel de Queiroz. Esse Curso é integrante do Projeto de extensão "O entre-lugar na literatura cearense", coordenado pelo Prof. Charles Ribeiro Pinheiro, desenvolvido durante o Doutorado em Letras da UFC, entre 2015-2019, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva, com o propósito de investigar a formação da literatura produzida e lida no Ceará. A aula inaugural acontece no dia 13/9, no Youtube da Biblioteca Pública do Ceará, das 15h às 18h. Já nos dias 16, 20, 23, 27, 28 e 30/09 os encontros acontecem em sala fechada, das 15 às 18h.

https://www.ceara.gov.br/2021/09/09/biblioteca-publica-abre-inscricoes-para-curso-online-sobre-romances-cearenses-e-espacos-urbanos/


Curso: Fortaleza em quatro romances

Instituição: Secretaria da cultura do Estado do Ceará e Instituto BR

Data: Março e Abril 2021.

Resumo: "Fortaleza em quatro romances", ação cultural que faz parte da programação do Projeto Arte Urgente: janelas formativas e  tem como finalidade ressaltar a memória literária da capital do Ceará por meio do estudo de quatro romances cearenses clássicos publicados na passagem do século XIX e início do XX: "A afilhada" (1889), de Oliveira Paiva; "A Fome" (1890), de Rodolfo Teófilo; "A normalista" (1893), de Adolfo Caminha e "A divorciada" (1899), de Francisca Clotilde. O Curso consiste em aulas que abordarão quatro romances clássicos que têm a cidade de Fortaleza como principal cenário para o desenvolvimento de suas tramas, enfatizando as representações ficcionais do espaço urbano em seus contrastes e mutações e desenvolvendo a interdisciplinaridade entre a Literatura, a História e o Urbanismo. O Arte Urgente é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará. Conta com a Realização do Instituto BR, da Quitanda Soluções Criativas e dos Laboratórios Culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); Produção Executiva da Cinco Elementos Produções e Marco Zero; e Apoio Institucional do Porto Dragão por meio do Instituto Dragão do Mar e da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

https://arteurgente.com.br/janelas-formativas-08-curso-fortaleza-em-quatro-romances/


Publicação: Almanaque A Fome 130 anos - Rodolfo Teófilo romancista.

Instituição: Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Fomento).

Data: Fevereiro 2021

Resumo: O Almanaque em formato de ebook e distrituição gratuíta faz parte da Campanha Cultural "A Fome-130 anos: Rodolfo Teófilo Romancista" que tem por objetivo homenagear os 130 anos de publicação do polêmico romance "A Fome" (1890), um dos responsáveis pela construção da tradição dos romances da seca na literatura brasileira, ressaltando-o como um escritor-leitor e seu contexto literário da cidade de Fortaleza. A Campanha Cultural ocorreu durante o mês de dezembro a janeiro de 2021, na forma de ações como um Curso sobre o romance A fome, a produção de postagens, vídeos, um bate-papo ao vivo e um almanaque gratuito (de autoria de Charles Ribeiro Pinheiro e arte por Luís XIII). "Este Projeto é fomentado com recursos da lei 14.017/2020 - lei Aldir Blanc - por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza".

Participação:

Pesquisa e textos: Prof. Charles Ribeiro Pinheiro

Arte e diagramação: Luís XIII   

https://caminhosdapesquisaliteraria.webnode.com/a-fome-130-anos/


Live/Bate-papo:  A fome 130 anos Rodolfo Teófilo romancista

Instituição: Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Fomento).

Data: 31/01/21

Resumo: Este Bate-papo faz da Campanha Cultural "A Fome-130 anos: Rodolfo Teófilo Romancista" que tem por objetivo homenagear os 130 anos de publicação do polêmico romance "A Fome" (1890), um dos responsáveis pela construção da tradição dos romances da seca na literatura brasileira. Esse evento virtual conta com a participação do Prof. Dr. Charles Ribeiro Pinheiro (professor, roteirista, coordenador do projeto e pesquisador de literatura cearense) e da Profa. Ma. Lílian Martins (Jornalista, professora, pesquisadora e coordenadora de conteúdo do Curso de extensão em Literatura Cearense, da Fundação Demócrito Rocha), com a tradução em Libras por Liliana Ripardo Alves (Pedagoga e interprete e tradutora de Libras pela APILCE (2009 -2011), participante de várias coletâneas de obras literárias e idealizadora do projeto Literatura & Libras. A Campanha Cultural "A Fome-130 anos: Rodolfo Teófilo Romancista" ocorre desde dezembro de 2020 por meio de um curso; que abordou questões interessantes e relevantes do romance A fome, ressaltando Rodolfo Teófilo como um escritor-leitor; postagens, vídeos e o lançamento de um almanaque digital gratuito (de autoria de Charles Ribeiro Pinheiro e arte por Luís XIII), que se utiliza da linguagem visual das histórias em quadrinhos, como forma de ampliar a divulgação do referido romance e as demais obras ficcionais de Rodolfo Teófilo. "Este Projeto é fomentado com recursos da lei 14.017/2020 - lei Aldir Blanc - por meio da secretaria municipal da cultura de Fortaleza". 

https://caminhosdapesquisaliteraria.webnode.com/a-fome-130-anos/


Vídeos: Campanha Cultural A Fome 130 anos - Rodolfo Teófilo romancista.

Instituição: Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Fomento).

Data: 28/01/2021 

Resumo: Estes vídeos são parte da Campanha Cultural "A Fome-130 anos: Rodolfo Teófilo Romancista" que tem por objetivo homenagear os 130 anos de publicação do polêmico romance "A Fome" (1890), um dos responsáveis pela construção da tradição dos romances da seca na literatura brasileira, ressaltando-o como um escritor-leitor e seu contexto literário da cidade de Fortaleza. A Campanha Cultural ocorreu durante o mês de dezembro a janeiro de 2021, na forma de ações como um Curso sobre o romance A fome, a produção de postagens, vídeos, um bate-papo ao vivo e um almanaque gratuito (de autoria de Charles Ribeiro Pinheiro e arte por Luís XIII). "Este Projeto é fomentado com recursos da lei 14.017/2020 - lei Aldir Blanc - por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza".

Participação:

Pesquisa, roteiro, iconografia e locução: Prof. Charles Ribeiro Pinheiro

Arte e edição de vídeo: Luís XIII   

Trad. Libras: Liliana Ripardo Alves 


Entrevista: "130 anos do romance "A fome": live discute atualidade da obra de Rodolfo Teófilo"

Jornal: Diário do Nordeste

Data: 28/01/2021

Resumo: entrevista concedida ao jornalista Diego Barbosa para reportagem publicada no Jornal Diário do Nordeste sobre o Bate-papo que ocorreu no dia 31/01/2021, que faz da Campanha Cultural "A Fome-130 anos: Rodolfo Teófilo Romancista" que tem por objetivo homenagear os 130 anos de publicação do polêmico romance "A Fome" (1890), um dos responsáveis pela construção da tradição dos romances da seca na literatura brasileira. Esse evento virtual conta com a participação do Prof. Dr. Charles Ribeiro Pinheiro (professor, roteirista, coordenador do projeto e pesquisador de literatura cearense) e da Profa. Ma. Lílian Martins (Jornalista, professora, pesquisadora e coordenadora de conteúdo do Curso de extensão em Literatura Cearense, da Fundação Demócrito Rocha), com a tradução em Libras por Liliana Ripardo Alves (Pedagoga e interprete e tradutora de Libras pela APILCE (2009 -2011), participante de várias coletâneas de obras literárias e idealizadora do projeto Literatura & Libras. A Campanha Cultural "A Fome-130 anos: Rodolfo Teófilo Romancista" ocorre desde dezembro de 2020 por meio de um curso; que abordou questões interessantes e relevantes do romance A fome, ressaltando Rodolfo Teófilo como um escritor-leitor; postagens, vídeos e o lançamento de um almanaque digital gratuito (de autoria de Charles Ribeiro Pinheiro e arte por Luís XIII), que se utiliza da linguagem visual das histórias em quadrinhos, como forma de ampliar a divulgação do referido romance e as demais obras ficcionais de Rodolfo Teófilo. "Este Projeto é fomentado com recursos da lei 14.017/2020 - lei Aldir Blanc - por meio da secretaria municipal da cultura de Fortaleza".

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/130-anos-do-romance-a-fome-live-discute-atualidade-da-obra-de-rodolfo-teofilo-1.3039527



2020

Curso: A fome-130 anos: Rodolfo Teófilo Romancista

Instituição: Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Fomento).

Data: 28 e 30 dez. 2020; 04 e 06 jan. 2021.

Resumo: O Curso "A Fome-130 anos: Rodolfo Teófilo Romancista" tem por objetivo homenagear os 130 anos de publicação do polêmico romance "A fome" (1890), um dos responsáveis pela construção da tradição dos romances da seca na literatura brasileira. O Curso consiste em cinco encontros virtuais, que analisam a estrutura narrativa e as temáticas do romance, cujas fortes denúncias sociais e as cenas horripilantes da grande seca de 1877 ocasionaram polêmicas na imprensa cearense e nacional. Rodolfo Teófilo é situado criticamente no conturbado contexto histórico e literário da cidade de Fortaleza, do final do século XIX e início do XX. O Curso e as ações nas redes sociais, além de apontar questões interessantes e relevantes do romance A fome, contribuem para ressaltar Rodolfo Teófilo como um escritor-leitor, investigando as leituras que formaram a sua cosmovisão cientificista, assim como a construção de seu estilo naturalista-regionalista, cuja obra ficcional o tornou o precursor da chamada "Literatura das secas". Como base teórica desse projeto, salientamos o diálogo com Otacílio Colares (1979), Sânzio de Azevedo (1982), Dominique Maingueneau (2001), Roland Barthes (1974), Pierre Bourdieu (1996) e Walter Benjamin (1989). "Este Projeto é fomentado com recursos da Lei nº 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc - por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Fortaleza".


Evento: Café Político Literário

Instituição: Rede de Leitura Jangada Literária 

Data: 30/11/2020.

Resumo: Em 30/11/2020 ocorreu a edição do Café Político Literário,  cujo tema foi o "Incentivo das práticas de leitura e os impactos na educação." O evento contou com a mediação do professor Charles Ribeiro Pinheiro e a participação do assessor parlamentar e militante político Samuelson Xavier, além da apresentação cultural de Estefany Bezerra, mediadora de leitura da Rede Jangada. O Bate-papo ocorreu às 20h e foi transmitido pelo ig do Instagram da Rede Jangada Literária.

https://www.youtube.com/watch?v=SV0hx_js6TI&t=2s&ab_channel=CharlesRibeiroPinheiro


Artigo: A Normalista - A atualidade de um romance polêmico

Instituição: Jornal Segunda Opinião.

Data: 22/10/2020.

Resumo: Qual a relevância do romance "A normalista", publicado em 1893, por Adolfo Caminha, escrito nos moldes do naturalismo, no qual retrata, implacavelmente, os vícios, as tramas, os dessabores, a bajulação política, as aparências sociais, a maledicência, o escárnio e a hipocrisia da sociedade de Fortaleza? Ao observar a sua estrutura narrativa e seus temas, percebemos que "A normalista" se insere na tradição dos romances que não servem apenas para o entretenimento, mas como forma de sensibilizar o leitor e de levá-lo a conhecer as intricadas relações sociais que são representadas no papel.  No artigo, foi traçado um breve perfil do autor e discutiremos questões literárias e históricas expressivas acerca do polêmico romance.

https://segundaopiniao.jor.br/a-normalista-a-atualidade-de-um-romance-polemico/


Bate-Papo (Live): Bate papo "A Normalista" de Adolfo Caminha-Série bom Livro

Canal: Série Bom Livro (Ig Instagram).

Data: 18/10/2020.

Resumo: Bate-papo sobre o romance "A Normalista" (1893), do escritor cearense Adolfo Caminha, com a participação do professor Charles Ribeiro Pinheiro, promovido pelo canal do Instagram @seriebomlivro, com a curadora do professor João Paulo Foschi, que realiza um importante trabalho de resgate da memória editorial dos clássicos da Literatura brasileira, publicados pela Editora Ática. Acompanhando a tradição dos romances de costumes, "A Normalista" é um dos mais polêmicos livros do naturalismo brasileiro, a realizar uma representação atroz da hipocrisia, da dominação masculina, da maledicência, da mesmice provinciana e da molecagem da cidade de Fortaleza, capital do Ceará, no final do século XIX.

https://www.instagram.com/tv/CGfzROLDq1g/?hl=pt-br


Artigo: Narradores de Javé: tensões e salvação pela palavra

Instituição: Jornal Segunda Opinião

Data: 25/09/2020

Resumo: "Narradores de Javé" é uma narrativa sobre narrativas. Lançado em 2003, com direção/roteiro de Eliane Caffé e roteiro de Luís Alberto de Abreu, conta com José Dumont; Gero Camilo; Rui Resende; Luci Pereira; Nélson Dantas; Nélson Xavier no elenco. É um dos filmes brasileiros mais premiados das últimas décadas, além de suscitar ricas e variadas possiblidades de interpretação.  O título do filme chama atenção por dois elementos essenciais de seu enredo: "Javé", cenário da história, cidade pobre do interior da Bahia, que precisa ser salva de uma futura inundação, devido a construção de uma barragem hidroelétrica; e "narradores", substantivo no plural, que corresponde aos habitantes dessa cidade, não apenas personagens, mas um conjunto dinâmico e polifônico de vozes, materializações efêmeras das experiências e histórias do povo. Portanto, o filme conta a luta de um povo para reconstituir a sua história, através da oralidade, para salvar a sua cidade da inundação.  

https://segundaopiniao.jor.br/narradores-de-jave-tensoes-e-salvacao-pela-palavra-por-charles-ribeiro-pinheiro/


Podcast: Os 130 anos de A Fome, de Rodolfo Teófilo.

Instituição: Encontros Literários Moreira Campos - Departamento de Literatura - UFC.

Data: 04/07/2020

Resumo: No quarto episódio do podcast Encontros Literários Moreira Campos relembramos os 130 anos de publicação do romance A Fome, de Rodolfo Teófilo. Ambientado no Ceará entre os anos 1877-1879, período da chamada seca "dos três setes", na qual uma grave epidemia de varíola ceifou a vida de milhares de cearenses, A Fome ganha renovado interesse, em tempos nos quais a pandemia do novo coronavírus parece reeditar as condições e vítimas preferenciais da incidência de qualquer crise sanitária: a desigualdade social e a pobreza, questões infelizmente ainda não contornadas no Brasil contemporâneo. Mediação: Júlio Cezar Bastoni da Silva (DL - UFC). Participação: Charles Ribeiro Pinheiro.

https://www.youtube.com/watch?v=B3c7on2Pd1U&t=368s


Radioaula: Radioaula 1 e 2 - Curso de Extensão em Literatura Cearense

Instituição: Fundação Demócrito Rocha

Data: 30/05/2020

Resumo: Dia 30 de maio, das 9h às 10h, na rádio O POVO CBN 1.010 am, a jornalista Lílian Martins e os professores Charles Ribeiro Pinheiro e Sarah Diva da Silva Ipiranga conversaram sobre os módulos 1 e 2 do curso Literatura Cearense. Foram discutidos os temas dos fascículos "Literatura Cearense: notas introdutórias" e "Sob as asas da Jandaia: romantismo parte 1". A radioaula mediada por Lílian Martins serviu de introdução aos problemas relacionados ao estudo da produção literária no Ceará., em que são abordadas as escolas e produções literárias desde o século XIX até à contemporaneidade.

https://cursos.fdr.org.br/


Vídeo: Videoaula 01 - Curso Literatura Cearense

Instituição: Fundação Demócrito Rocha

Data: 21/05/2020

Resumo: Videoaula do Módulo 1 do Curso de Literatura Cearense, promovido pela Fundação Demócrito Rocha, junto com a professora Lílian Martins. A videoaula do Fascículo 01 serve de introdução aos problemas relacionados ao estudo da produção literária no Ceará. O texto foi escrito com uma abordagem historiográfica, discutindo a origem da Literatura Cearense apontada por diferentes historiadores que tratam do tema e a sua contribuição para a constituição da Literatura Brasileira, além do debate das relações entre o Ceará e os demais centros culturais do país, levando em conta as categorias regional e nacional. A aula foi transmitida na TV O POVO, dia 21/05/2020, canal 48.1 e depois vinculada na plataforma do Curso.

https://cursos.fdr.org.br/


Fascículo: Literatura Cearense: notas introdutórias (em coautoria com Lílian Martins)

Instituição: Fundação Demócrito Rocha

Data: 18/05/2020

Resumo: Escrita do fascículo do Módulo 1 do Curso de Literatura Cearense, promovido pela Fundação Demócrito Rocha, junto com a professora Lílian Martins. O Fascículo serve de introdução aos problemas relacionados ao estudo da produção literária no Ceará. O texto foi escrito com uma abordagem historiográfica, discutindo a origem da Literatura Cearense apontada por diferentes historiadores que tratam do tema e a sua contribuição para a constituição da Literatura Brasileira, além do debate das relações entre o Ceará e os demais centros culturais do país, levando em conta as categorias regional e nacional

https://cursos.fdr.org.br/


Entrevista: Rodolfo Teófilo já combateu epidemia em Fortaleza; relembre trajetória do farmacêutico e escritor

Jornal: Diário do Nordeste

Data: 01/04/2020

Resumo: entrevista concedida ao jornalista Diego Barbosa para reportagem publicada no Jornal Diário do Nordeste, intitulada "Rodolfo Teófilo já combateu epidemia em Fortaleza; relembre trajetória do farmacêutico e escritor", em que dissertei sobre a obra literária do referido escritor cearense, que é integrada a sua missão intelectual e sanitária. Na reportagem, é traçado o perfil de Rodolfo Teófilo como cientista, literato e inventor, enfatizando suas lutas sanitárias contra os males da seca e da varíola na capital cearense. No final do século XIX e início do XX, Fortaleza era constantemente arrasada pelas epidemias de varíola, matando milhares de pessoas, deixando corpos pelas ruas. Nesse contexto, Rodolfo Teófilo combatia as pestes biológicas e as pestes políticas.

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/verso/online/rodolfo-teofilo-ja-combateu-epidemia-em-fortaleza-relembre-trajetoria-do-farmaceutico-e-escritor-1.2228807


2019

Minicurso: Dos direitos do leitor: reflexões acerca da leitura e do ensino da Literatura.

Evento: Semana de Humanidades. 

Local: Centro de Humanidades - UFC.


Resumo: O escritor francês Daniel Pennac, na obra Como um romance (1993), além dos atrativos tecnológicos, declara que o que afasta a criança e o adolescente do convívio com o livro é uma prática autoritária da leitura adotada por colégios, por políticas públicas, pelo vestibular. Pennac questiona, de modo poético e sarcástico, por que grandes livros da literatura universal se tornaram um fardo e objeto tedioso para os jovens. Ao longo da obra, o autor propõe os 10 "direitos imprescritíveis do leitor", tais como o "direito de não ler", o "direito de pular páginas", o "direito de reler", etc. O propósito do Seminário foi apresentar as ideias de Daniel Pennac em Como um romance, observando como ele subverte o ensino tradicional de literatura ao propor o seu ensino pautado no deleite dos livros e nos "direitos imprescritíveis do leitor". 

https://caminhosdapesquisaliteraria.webnode.com/projetos-e-eventos/


Entrevista: Videoentrevista Maracajá 05

Canal: Fundação Demócrito Rocha/Youtube.

Resumo: Entrevista concedida para o projeto Revista Maracajá, da Fundação Demócrito Rocha, coordenada por Raymundo Netto, mediada pela jornalista Lílian Martins, publicada no canal do Youtube da Fundação Demócrito Rocha, em 05/04/2019, disponível em


Evento: Curso Preparatório para Pós-Graduação em Letras (UFC).

Local: Coworking Trunfo.

Resumo: O Curso teve como objetivo a capacitação teórica e prática para a seleção de Mestrado e Doutorado em Letras da UFC, com concentração em Literatura Comparada, por meio de uma revisão de pontos importantes da Teoria, Historiografia, Crítica literárias e das linhas de investigação em Literatura Comparada do PPGLetras, além de orientação e do estudo específico para construção de um projeto de pesquisa em Literatura. O Curso ocorreu por meio de encontros presenciais, as segundas e quartas, no horário de 16h às 18h, foi dividido em 7 módulos e a cada mês, 8 encontros, sendo dois específicos para orientação e acompanhamento individual dos projetos.

https://caminhosdapesquisaliteraria.webnode.com/servicos/


Comunicação: O ethos polêmico de Sílvio Romero em Zeverissimações Ineptas da Crítica.

Evento: XVI Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.

Local: Centro e Humanidades - UFC.

Resumo: Na Revista Brasileira (1907), José Veríssimo escreveu uma resenha sobre A História da Literatura Brasileira (1888), de Sílvio Romero, divergindo em relação ao conceito sociológico de literatura do autor que, desde a década de 1870, batalhava na imprensa do Rio de Janeiro para ser reconhecido como intelectual, porém se destacando como polemista. Após a publicação do artigo, Romero, ofendido, publicou Zeverissimações ineptas da crítica (1909), em que exerce violência verbal contra José Veríssimo, por meio de apelidos, neologismos e epítetos sarcásticos para devastar sua reputação, acusando-o de bajulador de 'medalhões literários'. Portanto, pretendemos analisar como Romero, em Zeverissimações ineptas da crítica, ao tecer um ethos polêmico em sua escrita, desenvolve metáforas de guerras para legitimar a sua missão intelectual e imagem de 'paladino' das letras. Para o estudo discursivo da polêmica, nos apoiamos em Ruth Amossy, em "Ethos, cenografia e incorporação" (2005) e Apologia da polêmica (2017); Dominique Maingueneau, Sémantique de la polemique (1983), O contexto da obra literária (2001) e Gênese dos discursos (2005).

https://interdisciplinar16.wixsite.com/inter


Tese: Rodolfo Teófilo polemista: a crítica polêmica como estratégia de glorificação literária.

Local: Programa de Pós-Graduação em Letras - UFC.

Bolsa: CAPES-DS

Orientação: Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva.

Resumo: A presente pesquisa investigou as polêmicas literárias de Rodolfo Teófilo, enfatizando os textos críticos publicados na imprensa cearense, como estratégias para atingir a glorificação literária. O escritor confrontou Adolfo Caminha, José Veríssimo, Rodrigues de Carvalho, Gomes de Matos, Osório Duque Estrada e Meton de Alencar em textos estampados em diversos periódicos, posteriormente reunidos na obra Os meus zoilos (1924). O livro dialoga intensamente com os debates da inteligência nacional do final do século XIX, os quais revelam tensões entre vários centros literários, tais como o Rio de janeiro, Recife e Fortaleza. O escritor integra uma tradição de polemistas brasileiros, a qual teve como importantes representantes José de Alencar e Silvio Romero.


Artigo: Alencar e Nabuco: dois polemistas e cavalos.

Publicação:Revista Maracajá, Jornal O POVO. Fortaleza, p. 4 -5, em 20 maio 2019. 

Homepage: https://fdr.org.br/maracaja/ ISBN: 25961373.


Lançamento: Livro Alba Valdez: 1874-1962, Estudo, antologia e bibliografia.

Local: Programa de Pós-graduação em Letras da UFC, no Centro de Humanidades I.

Resumo: O livro "Alba Valdez: 1874-1962, Estudo, antologia e bibliografia", de autoria de Odalice de Castro Silva, Professora Titular do Departamento de Literatura e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC, parceria entre a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), o CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA). A antologia é composta por um conjunto de textos sobre Alba Valdez e de um estudo crítico de Odalice de Castro Silva, além de uma cronologia, bibliografias ativa e passiva, extraídas, principalmente, do Almanaque de Lembranças e de diversos periódicos cearenses e brasileiros. Para Odalice de Castro Silva "desarquivar Alba Valdez de entre notícias, documentos, publicações, contribuições diversas para diferentes veículos desde quando adotou um criptônimo, permite-nos também procurar compreender quando e porque ela resolveu desentranhar-se de um e nome que considerou inadequado para a "outra" que se anunciava, à medida que assumia seu destino - o de tornar-se uma mulher-voz e, de forma ousada e obstinada traçar outro rumo." Alba Valdez foi professora, educadora, jornalista e escritora, além de fundadora e presidente da Liga Feminista Cearense (1904), primeira agremiação literária de mulheres no estado do Ceará. Com Lídia Barroso, auxiliamos na pesquisa de campo, iconografia, pesquisa arquivística, digitação, formatação e revisão.


2018

Publicação: Um livro de interpretação literária: obras e autores.

Evento: II Encontro de Estudos da UFC.

Local: José Albano, no Centro de Humanidades I.

Resumo: "Um livro de interpretação literária: obras e autores" é uma coletânea organizada pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa "Espaços de Leitura: cânones e bibliotecas", coordenado pela Professora Odalice de Castro Silva, e pesquisadores convidados, com reunião de ensaios sobre autores nacionais e estrangeiros, tais como Clarice Lispector, Mário de Carvalho, Carlos Drummond de Andrade, Otacílio de Azevedo, Rachel de Queiroz, Machado de Assis, Lima Barreto, Honoré de Balzac, Fiodor Dostoievski, Franz Kafka, Henry James, Luigi Pirandello e Virginia Woolf. 

https://www.ufc.br/noticias/12117-encontro-de-estudos-clariceanos-tem-inicio-nesta-quarta-feira-7-com-lancamento-de-livros


Evento: II Encontro de Estudos Clariceanos.

Local: Centro de Humanidades UFC.

Resumo: II Encontro de Estudos Clariceanos da UFC, cujo tema foi "Entre o histórico e o ficcional: sopros de vida" - se realizou entre os dias 07 a 09 de novembro de 2018, no Centro de Humanidades/Benfica. Nesse ano, em comemoração dos 40 anos de publicação do livro "Um sopro de vida" (1978), foi promovida discussões acerca do entrecruzamento entre narrativas históricas e ficcionais para compreensão da obra literária de Clarice Lispector. O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa "Espaços de Leituras: cânones e bibliotecas", coordenado pela Professora Odalice de Castro Silva. O evento contará com palestras, mesas de debates e apresentações de comunicações. Organizadores: Prof. Dr. Wesclei Ribeiro da Cunha, Prof.ª Doutoranda Rafaela de Abreu Gomes, Prof. Doutorando Charles Ribeiro Pinheiro, e Prof. Dr.ª Odalice de Castro Silva.

https://encontroclariceanosufc.blogspot.com/


Bate-papo: Direito à literatura.

Evento: Diálogos Circulares: Rede de Leitura Jangada.

Local: Plebeu Gabinete de Leitura.

Resumo: A Rede de Leitura Jangada Literária realizou, no dia 24/07/2018, I Edição dos Diálogos Circulares. Esse dia também foi marcado pelo centenário de nascimento de Antônio Cândido, que foi o autor homenageado dessa atividade, que teve como referência o ensaio "O Direito à Literatura". A discussão aconteceu no Plebeu Gabinete de Leitura e foi mediada por Charles Ribeiro e Juan Duarte. 

https://www.jangadaliteraria.com/2018/07/bibliotecas-comunitarias-realizam.html


Comunicação: A construção do ethos polêmico de Rodolfo Teófilo nos textos de crítica do jornal O Pão.

Evento: XI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação.

Local: Centro de Ciência, Campus do Pici.

Resumo: essa pesquisa teve o intuito de analisar a construção de um ethos polêmico de Rodolfo Teófilo por meio dos textos publicados no jornal "O pão", para defender seu romance de estreia, A Fome (1890) de críticas desfavoráveis pelo escritor Adolfo Caminha (1967-1897). Observamos que esse jornal serviu de "cenário" (Maingueneau, 2001) para as interações polêmicas entre os dois escritores, tanto para conquistar a opinião pública, quanto para superar o adversário.

https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/35309/78855


Palestra: A cidade no papel: as representações literárias de Fortaleza como proposta para eventos acadêmicos

Evento: X Encontro de Docência no Ensino Superior, UFC.

Local: Centro de Ciência, Campus do Pici.

Resumo: Construído a partir da disciplina de Estágio de docência em literatura (código HGP8333), em 2015, o projeto de extensão "O entre-lugar na Literatura cearense" surgiu com o propósito de investigar a formação da literatura produzida e lida no Ceará. Essa palestra dissertou a contribuição desse projeto para o desenvolvimento de eventos sobre literatura cearense, enfatizando a cidade de Fortaleza. Para o embasamento teórico, tivemos a contribuição de Silviano Santiago (1978), Sânzio de Azevedo (1976;1982), Antônio Cândido (1959), Tânia Carvalhal (2003), Dominique Maingueneau (2001), Pierre Bourdieu (1996), Charles Baudelaire (1869) e Walter Benjamin (1989).

https://periodicos.ufc.br/eu/article/viewFile/36837/84943


2017

Mesa: Por que ler os clássicos?

Evento: II Feira de Livros da Editora Dummar

Onde: Livraria Dummar, na sede do jornal O POVO.

Resumo: A programação especial da II Feira de Livros da Livraria Dummar ocorreu no dia 10 de agosto de 2017 com o bate-papo "Por que ler os clássicos?", reunindo a escritora Ângela Gutiérrez, o professor Sânzio de Azevedo e o pesquisador Charles Ribeiro, que conversaram sobre os clássicos cearenses Em sonho (Alba Valdez), O cajueiro do Fagundes (Araripe Júnior) e Os Brilhantes (Rodolfo Teófilo). A mediação foi do historiador Humberto Pinheiro.

https://blogs.opovo.com.br/editoradummar/2017/08/07/livraria-dummar-realiza-sua-ii-feira-de-livros/


Entrevista: Clássicos Cearenses: Os Brilhantes - Rodolfo Teófilo.

Fundação Demócrito Rocha - Youtube, 13/02/2017.

https://www.youtube.com/watch?v=SepjUSKXioU

Resumo: Entrevista concedida para o documentário "Clássicos Cearenses: Os Brilhantes - Rodolfo Teófilo", que acompanha o romance Os Brilhantes, editado pela Fundação Demócrito Rocha, 2017. Abordei a vida e a obra literária de Rodolfo Teófilo.


Grupo de Trabalho: A cidade no papel: a cartografia literária da cidade de Fortaleza

Evento: II Simpósio De Literatura Cearense.

Local: Departamento de literatura UFC.

Resumo: A partir das lições de Charles Baudelaire, Ítalo Calvino e Walter Benjamin, nos debruçamos sobre os textos literários que não tratam unicamente dos aspectos materiais da paisagem urbana, mas da cidade no papel, vista como um objeto linguístico e artístico de construção coletiva, ou seja, histórica e social, sobretudo, afetiva e simbólica. A cidade que escolhemos para o nosso debate é Fortaleza, capital cearense. Como cidade de tensões, paradoxalmente, "Terra da Luz" e da barbárie, é palco ideal para os cantos de amor e de ódio, de louvores e de denúncias. Portanto, o objetivo de nosso GT foi promover debates acerca das representações artísticas de Fortaleza, em variados gêneros literários, observando-a nos seus variados aspectos formais: a cidade como cenário, como tema, como personagem, como alegoria, enfim como evento desencadeador da recriação poética. Esta proposta de GT está vinculada ao projeto de extensão "O entre-lugar na literatura cearense".

https://entrelugarliteraturacearense.blogspot.com/2017/10/gt-2-cidade-no-papel-cartografia.html


Comunicação: As contradições da vida moderna em Fortaleza em alguns contos de Margarida Saboia de Carvalho

Evento: XIV Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários da UFC.

Local: Centro de Humanidades - UFC.

Resumo: A jornalista Margarida Saboia de Carvalho (1905-1975), também foi contista, publicando, em 1964, obra A vida em contos. O cenário principal de suas narrativas é a cidade de Fortaleza. Muitos são os contos da escritora nos quais o cotidiano da cidade é construído com o intuito de mostrar a perspectiva de variados personagens, de classes sociais distintas. Percebemos um contraste socioeconômico radical entre bairros 'pobres', como o Pirambu e o Arraial Moura Brasil, e o rico, a Aldeota, representação da ostentação material da cidade. O objetivo do nosso trabalho é estudar, a partir da análise de quatro contos de Margarida Saboia de Carvalho, as representações estéticas da cidade de Fortaleza, vista como um microcosmo do mundo moderno, repleta de contradições. 


Comunicação: Obnubilação brasílica: uma interpretação da literatura brasileira.

Evento: Semana de Humanidades 2017.

Local: Centro de Humanidades - UFC.

Resumo: A Faculdade de Direito de Recife foi palco de intensa agitação intelectual, a partir do final da década de 1860. De acordo com Roberto Ventura (1957-2002), foi um espaço privilegiado onde as "modernas" ideias filosóficas europeias desembarcaram no nosso país. Intelectuais como Sílvio Romero (1851-1914) e Araripe Júnior (1848-1911) estavam no centro de um debate, onde se introduziram o naturalismo, o evolucionismo, o cientificismo e, sobretudo, o determinismo, tomando assim "as noções de raça e natureza, com o fim de dar fundamentos 'objetivos' e 'imparciais' ao estudo da literatura" (Ventura, 1991, p. 11). Dos pensadores citados, o cearense Araripe Júnior construiu, por mais de quarenta anos, primeiro no Ceará, depois no Rio de Janeiro, um denso trabalho crítico e historiográfico, no qual o assunto que percorre de ponta a ponta os seus escritos, é o da nacionalidade. O propósito de nossa pesquisa foi examinar alguns ensaios de Araripe Júnior para investigar as bases filosóficas e a originalidade da 'obnubilação brasílica' como categoria para interpretar a literatura brasileira. 


Evento: Dia da literatura Cearense - 40 anos de Parabélum, de Gilmar de Carvalho

Local: Biblioteca do Centro de Humanidades UFC.

Resumo: Integrando as comemorações que celebram o Dia da Literatura Cearense (17 de novembro), o Projeto "O entre-lugar na literatura cearense", coordenado pelo Prof. Charles Ribeiro, sob a orientação da Prof.ª Odalice de Castro Silva, teve como objetivo o estudo da formação da literatura dos que escreveram, produziram e publicaram no estado do Ceará, enfatizando a consolidação de uma tradição literária no Estado, investigando a sua contribuição para a diversidade da Literatura brasileira. Em 2017, foi celebrado os 40 anos de publicação de Parabélum (1977), de Gilmar de Carvalho, considerado o mais expressivo romance publicado na década de 1970, no Ceará. O Projeto "O entre-lugar na Literatura cearense" e o Acervo do Escritor Cearense, da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, promoveram esse encontro com palestras e uma mostra de documentos do Arquivo Pessoal de Gilmar de Carvalho, com curadoria de Lídia Barroso, no salão do primeiro piso da Biblioteca de Ciências Humanas (CH1). Organização: Prof. Mestranda Lídia Barroso Gomes, Prof. Doutorando Charles Ribeiro Pinheiro, Prof.ª Dr.ª Maria Neuma Barreto Cavalcante e Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro e Silva.  

https://entrelugarliteraturacearense.blogspot.com/p/dia-da-literatura-cearense-40-anos.html


Entrevista: Lispector é destaque em evento do curso de Letras.

Emissora: Canal UFCTV - Youtube, 15/12/2017.

https://www.youtube.com/watch?v=3Oi-VLbtMbs


Evento: I Jornada Clariceana.

Local: Auditório José Albano- Centro de Humanidades.

Resumo: A fim de reunirmos discussões e trabalhos ligados à obra da escritora Clarice Lispector (1920-1977), o Grupo de Pesquisa "Espaços de Leitura: cânones e bibliotecas", sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva e alunos de Pós-graduação, e com o apoio do Programa de Pós-graduação em Letras da UFC, pensaram numa programação que contemplou estudos variados e que possibilitou uma interação com um público, formado não apenas por graduandos, pós-graduandos e professores, mas por todos os que se interessem pela leitura dos livros de Clarice Lispector. Nossa programação compreendeu dois momentos, divididos em manhã e tarde, no dia 15 de dezembro. No primeiro turno, em discussões variadas, contamos com estudos de graduados, mestres e doutores a respeito da obra literária de Clarice Lispector. À tarde, todas as atenções foram voltadas para o livro A hora da estrela (1977), por ocasião de seus 40 anos de publicação.

https://https//jornadaclariceanaufc.blogspot.com.br/


Palestra: Rala de existência e grávida de futuro: o invisível retrato de Macabéa em A hora da estrela, de Suzana Amaral

Evento: I Jornada Clariceana.

Local: Auditório José Albano- Centro de Humanidades.

Resumo: O objetivo da minha fala foi analisar a construção da personagem Macabéa no filme A hora da Estrela, de Suzana Amaral, verificando os processos de dramaturgia e de fotografia, para constituir imagens de conflitos sociais e embates culturais, bem como a alienação e desajustes da protagonista na metrópole moderna e globalizada. Assim, como a personagem do livro, a Macabéa da atriz Márcelia Cartaxo é construída a partir de paradoxos. O grande diferencial é a perspectiva que ela é mostrada, pois a ausência do narrador-escritor Rodrigo S.M. altera drasticamente a representação de Macabéa no longa-metragem.


Comunicação: O império do dinheiro: a mercantilização e a condição humana em contos de Margarida Saboia de Carvalho

Evento: II Encontro Nacional dos GT's Marx ANPOF: Capital e Política no Pensamento Marx e no Marxismo.

Local: Faculdade de Educação UFC.

Resumo: A jornalista e escritora Margarida Saboia de Carvalho (1905-1975) se notabilizou como contista. A sua estreia ocorre com a publicação de A Vida em contos, de 1964. O cenário principal de suas narrativas é a cidade de Fortaleza, representada como um microcosmo, uma metonímia do mundo capitalista, no período entre guerras e, posteriormente, durante a Guerra Fria. Muito são os contos onde o cotidiano da cidade é tratado pela narradora com o objetivo de mostrar a perspectiva de variados personagens, de classes sociais distintas. Percebemos um contraste social e econômico radical entre bairros 'pobres', como o Pirambu e o Arraial Moura Brasil, e o rico, a Aldeota, representação da ostentação material da cidade. Há um tema que desencadeia a maioria das ações das narrativas: o das relações humanas (Hanna Arendt) pautadas pelas relações econômicas. O objetivo do nosso trabalho foi o estudo, a partir da análise de alguns contos de Margarida Saboia de Carvalho, das representações estéticas da cidade de Fortaleza governada pelo poder do capital. 


Comunicação: O Narrador de si: tensões entre vida e escrita em Varíola e vacinação no Ceará, de Rodolfo Teófilo.

Evento: XI Encontro Regional Nordeste de História Oral - Ficção e poder: oralidade, imagem e escrita

Local: Centro de Humanidades II - Departamento de História.

Resumo: Em 1900, durante a epidemia de varíola que assolou o Ceará, o farmacêutico Rodolfo Teófilo decidiu fabricar a vacina e iniciar a vacinação no Estado. O relato de sua campanha, além das dificuldades de produzir a vacina e a perseguição que sofreu do Governo Acioly, é registrado na obra Varíola e vacinação no Ceará (1904). Ela é formada por variados tipos de textos e tem um caráter híbrido, ou seja, pode ser vista como um relato historiográfico, um livro de divulgação científica e como um texto de denúncia. O curioso é que Teófilo, mesmo sendo um intelectual cientificista, escreve a narrativa em primeira pessoa, isto é, ele é o autor, o narrador e o protagonista. De modo engajado, o sanitarista tenta gravar, por meio da escrita, o passado enquanto testemunho vivido. O nosso objetivo é verificar como Rodolfo Teófilo construiu uma imagem heroica de si, por meio das tensões que ocorreram entre a vida e a escrita no relato/testemunho da sua campanha de vacinação contra a varíola. Como apoio teórico, utilizamos a categoria bio/grafia de Dominique Maingueneau, em O contexto da obra literária; de Philippe Lejeune, O pacto autobiográfico e o ensaio "o narrador", de Walter Benjamin.

https://www.nordeste2017.historiaoral.org.br/


Comunicação: O 'Ceará moleque' como tradição inventada em O Cajueiro do Fagundes, de Araripe Júnior

Evento: X Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação UFC.

Local: Campus do Pici - UFC.

Resumo: O crítico Araripe Júnior (1848-1911), com o intuito de explorar um episódio da história do Ceará, publica, no Jornal do comércio, um folhetim com o título Um motim na aldeia, que posteriormente, em livro, foi publicado em 1929, com o título O cajueiro do Fagundes. O romance ocorre no final do século XVIII, na Vila do Forte (hoje Fortaleza), durante o período colonial, e narra o conflito entre o açougueiro Bartolomeu Fagundes e o Capitão-mor Feo e Torres, devido ao decreto de corte de um cajueiro. O nosso objetivo foi a análise de como o personagem Bartolomeu Fagundes pode ser considerado uma representação de uma molecagem cearense como uma tradição inventada, a partir da perspectiva de Eric Hobsbawn, em A invenção das tradições (1997), além de Alfredo Bosi, em Dialética da colonização (1992). 

https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/27110


Palestra: Os desafios da prática docente: o entre-lugar no ensino da literatura cearense

Evento: IX Encontro de Docência no Ensino Superior, Encontros Universitários da UFC, 2017.

Local: Campus do Pici - UFC.

Resumo: Após seis meses de pesquisa, desenvolvemos um projeto de âmbito historiográfico e comparatista intitulado o "Entre-lugar na literatura cearense". Integrando esse projeto, a ação que serviu como nosso estágio de docência do doutorado foi o curso "O lugar do autor cearense na historiografia literária brasileira", ministrado entre 2015 e 2016. O referido curso visou à divulgação e ao auxílio na formação de pesquisadores na área de literatura cearense. O nosso propósito foi relatar as dificuldades em trabalhar com o ensino da literatura produzida no Ceará, não apenas no âmbito acadêmico, mas para o público em geral.

https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/28242 


Oficina: Novos tempos, novas heroínas - breve história dos Contos de Fadas.

Local: Biblioteca Comunitária Jardim Literário.

Resumo: A oficina apresentou e refletiu sobre as transformações estéticas dos Contos de Fadas, desde seu surgimento como gênero literário até suas recriações no cinema de animação do começo desse século, com ênfase nas mudanças ocorridas nas representações das princesas na contemporaneidade. Público: Educadores, Mediadores de Leitura ou pessoas envolvidas na área da educação e incentivo à leitura.

https://entrelugarliteraturacearense.blogspot.com/2017/09/?m=0


Palestra: Contos de fada: novos tempos, novas heroínas.

Evento: Semana Literária 2017.

Local: Escola Vicente Arruda (Caucaia).

Resumo: Palestra "Contos de fada, novos tempos e novas heroínas", tratou sobre a desconstrução das princesas retratadas nos contos de fada literários tradicionais, principalmente, os europeus, nas animações atuais, durante o evento Semana Literatura do Colégio Vicente Arruda, para os alunos do ensino Médio.


2016

Evento: IV Seminário de Bibliotecas Comunitárias Jangada Literária.

Local: Auditório Valnir Chagas - FACED.

Resumo: A Rede de Leitura Jangada Literária realizou o IV Seminário de Bibliotecas: Ampliando a Rede para a Construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Fortaleza em setembro de 2016. Além da discussão do PMLLLB de Fortaleza e do fortalecimento das Bibliotecas comunitárias, houve uma homenagem à Padaria Espiritual (1892-1898), agremiação cultural mais original e irreverente que ocorreu no Ceará.

https://www.jangadaliteraria.com/2016/09/seminario-jangada-2016.html


Palestra: A Padaria Espiritual e o cenário atual: Entre lutas, livros e leituras.

Evento: IV Seminário de Bibliotecas Comunitárias - Jangada Literária.

Local: Auditório Valnir Chagas - FACED.

Resumo: A Padaria Espiritual foi o mais original acontecimento literário que agitou culturalmente Fortaleza, na passagem do século XIX para o XX. Foi uma agremiação literária e cultural que apostou na defesa da literatura e das artes. Os padeiros (escritores e artistas) tiveram muitos obstáculos e inúmeros problemas relacionados à publicação de livros e à democratização do acesso à educação. Problemas que continuam vivos até hoje. A Padaria Espiritual se notabilizou pela originalidade e pelo humor, pela difusão das estéticas literárias da época, pela divulgação das novidades culturais, científicas e políticas que ocorriam no Brasil e no estrangeiro, pelo lançamento e publicação de novos escritores, sobretudo, pela luta a favor do livro, da literatura e da leitura no Ceará.

https://www.jangadaliteraria.com/2016/09/seminario-jangada-2016.html 


Mesa de debate: Literatura para quê? Contribuições dos estudos literários para as políticas públicas do livro.

Evento: IV Seminário de Bibliotecas Comunitárias Jangada Literária.

Local: Auditório Valnir Chagas - FACED.

Resumo: Discutimos a contribuição da literatura para a formação ética e estética relacionada à perspectiva dos direitos humanos. Pontos em discussão: O que é literatura? O que diferencia a literatura das outras linguagens do mundo? O caráter estético da literatura. O aspecto educativo da literatura. Por que investir no livro literário? Como a literatura nos auxilia a sermos mais "humanos"? Com a participação dos professores Wesclei Ribeiro da Cunha, Rafaela de Abreu Gomes, Charles Ribeiro Pinheiro e mediação de Aline Monteiro.

https://www.jangadaliteraria.com/2016/09/seminario-jangada-2016.html


Grupo de Trabalho: Literatura, Leitura e Imaginário.

Evento: X Semana de Humanidades - UFC.

Local: Centro de Humanidades - UFC.

Resumo: O Grupo de Trabalho "Literatura, leitura e imaginário", ocorreu no dia 21 de outubro (sexta) de 2016, de 14h às 18h, durante a X Semana de Humanidades, na UFC. Assim, o nosso objetivo, com essa discussão, foi mostrar como a promoção da leitura de um texto literário pode contribuir para uma formação ética e crítica, sobretudo se fizer parte da rotina de alguém desde a infância, momento em que as pequenas descobertas do mundo são feitas. O GT foi realizado pelo Grupo de Pesquisa "Espaços de leitura: cânones e bibliotecas", coordenado pela Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva, Professora Titular de Teoria literária e Literatura Comparada da UFC.

https://entrelugarliteraturacearense.blogspot.com/2016/10/grupo-de-trabalho-literatura-leitura-e.html?m=0


Minicurso: A Padaria Espiritual e a modernidade em Fortaleza.

Evento: X Semana de Humanidades, na UFC.

Local: Centro de Humanidades UFC.

Resumo: O minicurso apresentou e discutiu as representações literárias da vida moderna em Fortaleza publicadas no periódico O Pão, da Padaria Espiritual. Enfatizamos os textos literários que trataram do cotidiano conturbado da capital cearense, principalmente os que dialogam com o contexto sócio cultural da cidade, tendo como palco principal, a Praça do Ferreira e seu entorno (os transeuntes, os cafés, os bondes, as lojas, os boêmios). Para discutir os textos do O Pão e o contexto da Padaria Espiritual, adotamos a ideia de modernidade desenvolvida pelo poeta francês Charles Baudelaire no ensaio "O pintor da vida moderna" (1869). Minicurso efetuado com a colaboração da Professora Rafaela de Abreu Gomes.

https://xsemanadehumanidades.wixsite.com/xsemanadehumanidades/mesa-4


2015

Projeto de Extensão: Entre-lugar na Literatura Cearense.

Síntese: O projeto de extensão "O entre-lugar na Literatura cearense" tem como propósito a investigação da formação da literatura produzida e lida no Ceará, enfatizando a consolidação de uma tradição literária no estado. Portanto, o projeto visa ao fomento da leitura, à divulgação e ao auxílio na formação de pesquisadores na área de literatura cearense, trabalhando com uma abordagem da História da Literatura e da Literatura Comparada, salientando a formação, a circulação e a recepção dos autores e de obras literárias produzidas no Ceará, debatendo a contribuição dos escritores cearenses para a Literatura brasileira. Foi orientado pela Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva, Professora Titular de Teoria literária e Literatura Comparada da UFC.

https://entrelugarliteraturacearense.blogspot.com/


Curso de Extensão: O lugar do autor cearense na historiografia literária brasileira.

Projeto: Entre-lugar na literatura cearense.

Local: biblioteca do Centro de Humanidades UFC.

Resumo: O Curso consistiu em um estudo introdutório das problemáticas historiográficas da literatura cearense, visando ao fomento da leitura, à divulgação e ao auxílio na formação de pesquisadores na área de literatura cearense. Trabalhou com uma abordagem da História da Literatura e da Literatura Comparada, enfatizando de modo crítico, a origem da formação, da circulação e da recepção dos autores e de obras literárias produzidas no Ceará, discutindo a contribuição da literatura cearense para a formação da literatura brasileira, além do debate da construção do cânone literário brasileiro e das conturbadas relações entre os centros culturais do país e do estudo das categorias regional, nacional e universal. Com orientação da professora Odalice de Castro Silva, contou com a parceria do Grupo de pesquisa "Espaço de Leitura: cânone e bibliotecas", a Biblioteca de Ciências Humanas da UFC e o Acervo do Escritor Cearense. Foram dez encontros que ocorriam às quintas-feiras, das 16:00 às 18:00 horas, realizados no Auditório da Biblioteca de Ciência Humanas da UFC.

https://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2015/7403-abertas-inscricoes-para-curso-gratuito-sobre-literatura-cearense


Minicurso: Diálogos historiográficos: a Padaria Espiritual e o Grupo Clã para os estudos literários no brasil.

Evento: XII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.

Local: Centro de Humanidades UFC.

Resumo: O presente minicurso faz parte da programação do XII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFC, cujo tema foi Literatura e ensino. O objetivo do minicurso foi a discussão de como as agremiações Padaria Espiritual e Grupo Clã, por meio de seus periódicos, colaboraram para a recepção de autores e obras locais, nacionais e estrangeiros, enriquecendo a tradição literária brasileira.

https://xiiencontrointerdiciplinarliteratura.blogspot.com/p/minicursos.html


Comunicação: O incomum leitor Pierre Menard: a contribuição de Borges para a história da literatura.

Local: Centro de Humanidades - UFC.

Evento: XII Encontros Interdisciplinares de Estudos Literários.

Resumo: O pesquisador José Luís Jobim, ao dissertar sobre História da Literatura, analisa o conto de Jorge Luís Borges, "Pierre Menard: autor do Quixote", para tratar da problemática da estética da recepção. Nessa perspectiva, a leitura é um elemento importante para se estudar a História da literatura. O famoso conto, incluído no livro Ficções (1944), para o crítico Emir Monegal, é uma das chaves poéticas para o entendimento da ficção do escritor argentino, pois inaugura uma "poética da leitura". O nosso interesse foi aprofundar a discussão sobre o horizonte de expectativas, a partir da perspectiva da 'poética da leitura' (Emir R. Monegal), tendo como ponto de partida o conto de Borges. 

https://xiiencontrointerdiciplinarliteratura.blogspot.com.br/p/apresentacao.html


Comunicação: O Quinze e A fome: tradição e escritura dos romances das secas.

Evento: II Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia Romantismo: desdobramentos contemporâneos.

Local: Centro de Humanidades I (UFC).

Resumo: Analisamos como a publicação de O quinze, de Rachel de queiros, renovou a tradição dos romances das secas, efetuando um estudo comparativo com a obra A fome (1890), de Rodolfo Teófilo. Para a realização desse estudo, foram utilizadas duas categorias importantes: tradição literária e escritura. Para a discussão da tradição literária recorremos ao crítico Alfredo Bosi, em "Colônia, culto, cultura", da obra Dialética da colonização (1992) e de Antônio cândido, em A formação da Literatura Brasileira (1959). 


Evento: XII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários

Local: Centro de Humanidades/UFC.

Resumo: O objetivo do Encontro Interdisciplinar de 2015 foi colocar em debate as mais variadas problemáticas relacionadas à Literatura e ao Ensino, de modo interdisciplinar, envolvendo pesquisadores das áreas de Letras, História, Sociologia, Educação, Arte, Filosofia. Os temas e problemas debatidos foram: o lugar e a importância da literatura no Brasil e no mundo; as políticas educacionais e o ensino de Literatura; a representação da literatura nos livros didáticos; o ensino da literatura nos Cursos de Letras presenciais e em EAD; as atuais discussões da Literatura Comparada no Brasil e em outros centros acadêmicos; a Literatura e o ensino das línguas estrangeiras.

https://xiiencontrointerdiciplinarliteratura.blogspot.com.br/


Comunicação: O contemporâneo em Memórias do subsolo, de Dostoiévski

Evento: VIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação

Local: Campus do Pici - UFC.

Resumo: Fiódor Dostoievski (1821-1881), em Memórias do subsolo (1864), narra a história de um ex-funcionário público que se instala no 'subsolo' de um apartamento em São Petersburgo e escreve sobre sua incredulidade diante de seu tempo. O objetivo desse trabalho é comparar a imagem do 'homem do subsolo' com a ideia de contemporâneo de Giorgio Agamben. Para esse estudo, nos apoiamos no ensaio "O que é o contemporâneo" (2008), do filósofo italiano. Para compreender Dostoiévski e sua conturbada relação com seu contexto, utilizamos: Malcolm Bradbury (1989) e Dominique Maingueneau (2001). Após nossa pesquisa, percebemos que o 'homem do subsolo' representa o contemporâneo, pois sua relação com o seu tempo é paradoxal, ao dissociar-se e a vociferar contra a sociedade russa em modernização.


2014

Comunicação: A serventia da 'Lei' no curta-metragem O preso de Karin Aïnouz.

Evento: II Jornada Literária Moreira Campos.

Local: Auditório José Albano, Curso de Letras, CH/UFC.

Resumo: Foi realizada a exibição do curta-metragem "O preso" (1992); inspirado no conto homônimo de Moreira Campos, do prestigiado diretor cearense Karim Aïnouz, autor de obras como Madame Satã (2002), O Céu de Suely (2006), Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2010), O Abismo Prateado (2011) e Praia do futuro (2014); e debate sobre os aspectos cinematográficos que denotam a crítica social e dialogam com a análise da condição humana presente na obra literária do contista.

https://encontrosliterariosmoreiracampos2014.blogspot.com/2014/11/2-jornada-literaria-100-anos-moreira.html


Evento: Jornada literária 90 anos de Osman Lins.

Local: Auditório José Albano, Curso de Letras, CH/UFC - área II.

Resumo: Esta jornada literária faz parte da programação dos Encontros Literários Moreira Campos 2014 e teve como objetivo divulgar e incentivar a leitura da obra do escritor pernambucano Osman Lins (1924-1978), autor de inúmeras obras, entre elas O Visitante (1955), Nove, Novena (1966), Avalovara (1973) e A Rainha dos Cárceres da Grécia (1976). Nesse ano, comemorou-se os 90 anos de nascimento de Osman Lins, a quem foi prestada essa homenagem, no dia 22 de agosto de 2014.

https://encontrosliterariosmoreiracampos2014.blogspot.com/2014/08/jornada-literaria-90-anos-de-osman-lins.html


Evento: 1ª Jornada Literária 100 anos Moreira Campos.

Local: Auditório José Albano, Curso de Letras, CH/UFC - área II.

Resumo: Esta jornada literária fez parte da programação dos Encontros Literários Moreira Campos 2014 e objetivou homenagear, divulgar e incentivar a leitura da obra de Moreira Campos, escritor cearense e professor do Curso de Letras da UFC (1914-1994), autor de vários livros de contos, dentre os quais destacamos Vidas Marginais (1949), Portas fechadas (1957), O puxador de terço (1969), Os doze parafusos (1978) e Dizem que os cães veem coisas (1987). Além de contos, Moreira Campos também escreveu poemas e crônicas. Algumas de suas composições literárias foram traduzidas para as línguas inglesa, francesa, alemã, hebraica e italiana. A jornada foi realizada no dia 29 de agosto de 2014.

https://encontrosliterariosmoreiracampos2014.blogspot.com/2014/11/1-jornada-literaria-100-anos-moreira.html


Palestra: As polêmicas literárias no Ceará: Adolfo Caminha e a Padaria Espiritual

Evento: Encontro Literários Moreira Campos - 2014.

Local: Auditório José Albano, Curso de Letras, CH/UFC.

Resumo: A presente palestra tratou sobre as polêmicas da Padaria Espiritual (1892-1898), enfatizando o escritor Adolfo Caminha e seus embates com a agremiação, através da leitura do seu livro de crítica, Cartas Literárias (1895), e dos números do periódico O pão. Discutirmos alguns pontos referentes à história da Padaria Espiritual, pois apesar de reunir uma geração destacada de artistas, escritores e intelectuais do Ceará, do final do século XIX, ela não formava um grupo inteiramente harmônico, esteticamente e ideologicamente. Iniciamos a discussão a partir das perspectivas historiográficas de Dolor Barreira (História da Literatura cearense/1948) e Sânzio de Azevedo em: A Academia Francesa no Ceará (1873-1875); Adolfo Caminha: vida e obra; A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará; Dez ensaios de literatura cearense; Literatura cearense e O centro literário (1894-1904). 

https://encontrosliterariosmoreiracampos2014.blogspot.com/2014/05/7-palestra-encontros-literarios-moreira.html


Evento: Programa Rádio Debate - 27/03/14 - Moreira Campos

Local: Rádio Universitária - UFC.

Resumo: O Programa Rádio Debate, da Rádio Universitária FM (107,9) - veiculou, no dia 27 de março, uma mesa de debate sobre o centenário do escritor MOREIRA CAMPOS (1914-2014). Outros assuntos discutidos: Apresentação do livro de crônicas de Moreira Campos, Porta de Academia; a importância do Acervo do Escritor Cearense e o ensino da Literatura Cearense. Debatedores: Isabel Gouveia, Lídia Barroso, Charles Ribeiro e mediação de Agostinho Gósson.

https://encontrosliterariosmoreiracampos2014.blogspot.com/2014/06/as-polemicas-literarias-no-ceara-adolfo.html


Comunicação: Por que estudar a Literatura Cearense?

Evento: Quintal Literário da Livraria Feira do Livro.

Local: Livraria Feira do Livro.

Resumo: Discutimos como, há dois séculos, a literatura cearense contribui para o enriquecimento cultural da literatura brasileira, ressaltando a importância de estudar essa intensa produção poética, cujo conjunto de escritores (não apenas os nascidos em terras alencarinas) e obras produzidas no Ceará, que tomam por tema o contexto e a circunstância do homem cearense, foram e são lidos dentro e fora do nosso estado.

https://encontrosliterariosmoreiracampos2014.blogspot.com/2014/05/literatura-cearense-conversas-na.html


Evento: Encontros Literários Moreira Campos - 2014

Local: Auditório José Albano, Curso de Letras, CH/UFC.

Resumo: Em 2014, o escritor e professor cearense Moreira Campos, fundador dos Encontros Literários, completaria 100 anos; e, para homenageá-lo, com o apoio do Acervo do Escritor Cearense (AEC), coordenado pela professora Neuma Cavalcante; a Comissão Organizadora, formados pelos professores Odalice de Castro, José Leite Jr. e Marcelo Magalhães, do Departamento de Literatura, realizaram uma série de atividades ligadas ao centenário do contista, como jornadas literárias, palestras e cursos. Foram 18 palestras apresentadas às quartas-feiras. Além das palestras, ocorreram três jornadas literárias: 1ª Jornada Literária 100 anos de Moreira Campos; 2ª Jornada Literária 100 anos de Moreira Campos e Jornada Literária 90 anos de Osman Lins.

https://encontrosliterariosmoreiracampos2014.blogspot.com/


2013

Comunicação: Estilo Tropical: uma visão cultural e literária do romance naturalista brasileiro.

Local: Centro de Humanidades I (UFC).

Evento: I ENELF (Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia).

Resumo: Tristão de Alencar Araripe Jr. Júnior nasceu no ano de 1848, em Fortaleza, e veio a faleceu no Rio de Janeiro, em 1911. Jurista, crítico literário e ficcionista, junto com Silvio Romero e José Veríssimo, fez a reviravolta teórica da crítica literária, ao introduzir os elementos como meio e raça para a interpretação das obras literárias. O objetivo deste trabalho é investigar e debater quais são as principais matrizes teóricas europeias que contribuíram para o desenvolvimento do conceito de estilo tropical de Araripe Júnior. Como fontes de pesquisa, consultamos os referidos ensaios de Araripe Júnior: "Raul Pompéia. O Ateneu e o romance psicológico", "Estilo Tropical. A fórmula do naturalismo brasileiro" e "O romance no Brasil. A invasão do Naturalismo", todos publicados em 1888, no jornal Novidades, do Rio de Janeiro. Ele construiu uma visão geoclimática para analisar a adaptação do naturalismo brasileiro, somando a ideia de estilo a uma visão tropical da nossa literatura. Menos científico do que Sílvio Romero, Araripe Jr. soube dosar a crítica literária à reflexão social e psicológica, demonstrando as características da tropicalidade brasileira para o desenvolvimento de uma ficção nova.


Mesa-Redonda: Clã: Trajetórias do Modernismo no Ceará.

Evento: I Simpósio de Literatura Cearense

Local: Centro de Humanidades - UFC.

Resumo: Realizada durante o I Simpósio sobre Literatura, fez parte da programação do X Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, em 2013. A Mesa debateu sobre o grupo Clã (Clube de Literatura e Arte) que surgiu a partir da publicação da Revista Clã, em Fortaleza, na década de 1940, que se configurou como um dos mais importantes e produtivos grupos de arte e cultura, tanto no nível local, quanto nacional, ressaltando, na história da literatura cearense, a importância dos grêmios literários e dos periódicos.

https://xinterdisciplinar.blogspot.com/p/i-simposio-de-literatura-cearense.html


Minicurso: Introdução à metodologia de pesquisa em literatura e gêneros acadêmicos.

Evento: Semana de Letras - UFC.

Local: Centro de Humanidades - UFC.

Resumo: Há diferenças significativas entre realizar uma pesquisa em Literatura e em Ciências exatas. A diferença essencial está no objeto de estudo e o modo como tratá-lo. Os objetos de estudo do pesquisador em Literatura são os textos literários: romances, contos, poemas, peças de teatro, ou mais especificamente, um personagem de uma novela, o espaço de uma narrativa, o modo como o poeta trabalha o tempo, um procedimento formal. Contudo, para o aluno do curso de letras essa conscientização do fazer literário e de sua investigação não é processo simples. Verificamos que ainda há muitas dúvidas para os jovens pesquisadores como: o que pesquisar? Quanto tempo durará a pesquisa? Qual a relevância de um trabalho crítico? Qual a diferença entre o artigo acadêmico e o ensaio? Essa oficina discutiu a natureza, a estrutura e a metodologia de uma pesquisa na área de Literatura, além de apresentar os gêneros acadêmicos referentes às etapas e aos níveis específicos de uma pesquisa. 

https://charlesdedaluscultural.blogspot.com/2013/01/oficina-introducao-metodologia-de.html


2012

Comunicação: A arte fotográfica na construção da ficção naturalista de Rodolfo Teófilo.

Evento: IX Encontro interdisciplinar de Estudos Literários.

Local: Centro de humanidades - UFC.

Resumo: O objetivo da nossa pesquisa foi de investigar como o conhecimento da técnica fotográfica contribuiu para a formação da visão estética de Rodolfo Teófilo. Então, realizamos uma comparação entre a Fotografia e a Literatura Naturalista. Contextualização o surgimento da ciência fotográfica e discussão do conceito de imagem fotográfica. Depois, estudamos os fundamentos do naturalismo em O romance experimental, de Émile Zola. Analisamos os artigos publicados em O pão, da Padaria Espiritual, em que Rodolfo Teófilo expôs sua concepção literária: "A normalista" e "Cartas literárias". Também utilizamos: Fotografia e História, de Boris Kossoy, O ato fotográfico, de Philippe Dubois. 

https://ixinterdisciplinar.blogspot.com/


Comunicação: Imagens da pobreza: o narrador Rodrigo S.M. como chave interpretativa das representações de Macabéa na literatura e no cinema.

Evento: Seminário A hora de Clarice: fulgurações da palavra.

Local: Centro de Humanidades - UECE.

Resumo: De tão lido e comentado, o livro A hora da Estrela (1977), de Clarice Lispector, foi transportado para outras linguagens: apresentações musicais, peças teatrais e filmes. A adaptação cinematográfica realizada por Suzana Amaral A hora da estrela (1985) até hoje gera controvérsias. Parte do público vê o filme com simpatia, outra parte, leitores assíduos e apaixonados por Clarice, enxergam-no como uma redução superficial da problemática do romance. Esse trabalho realizou a comparação entre o filme e o romance, a fim de investigar as aproximações e distanciamentos da construção da personagem Macabéa nas duas linguagens. 

https://raymundo-netto.blogspot.com/2012/10/seminario-hora-de-clarice-fulguracoes.html


Oficina: As polêmicas literárias da Padaria Espiritual

Evento: V Festival UFC de Cultura - 2012.

Local: Museu de Arte da UFC.

Resumo: A Oficina objetivou uma discussão sobre as polêmicas da Padaria Espiritual (1892-1898), no âmbito do contexto literário regional e nacional, enfatizando o escritor Adolfo Caminha e seus embates com a agremiação, através da leitura do seu livro de crítica Cartas Literárias e dos números do periódico O pão. A oficina discutiu alguns pontos referentes à história da Padaria Espiritual. Apesar de reunir uma geração destacada de artistas, escritores e intelectuais do Ceará do final do século XIX, não formava um grupo inteiramente harmônico, esteticamente e ideologicamente.

https://www.festivalufcdecultura.ufc.br/#linhadotempo


Comunicação: A leitura como ascensão social e literária na obra O caixeiro de Rodolfo Teófilo.

Evento: III Seminário Internacional História e Historiografia.

Local: Departamento de História - UFC.

Resumo: O nosso trabalho teve por objetivo analisar como a leitura foi um instrumento de ascensão social e intelectual por Rodolfo Teófilo e sua dificuldade para se inserir no âmbito do campo literário, dificuldades registradas no livro memorialístico O caixeiro (1927). Fundamentamos a nossa investigação no conceito de campo literário de Pierre Bourdieu, no livro As regras da arte (1996). O sociólogo esclarece que campo é um espaço do jogo social, de concorrência. No âmbito do campo literário, encontraremos uma tensão entre dois polos antagônicos - entre a tradição os novos escritores. Acerca da leitura, apoiamo-nos em Roger Chartier, em Cultura escrita, Literatura e História (2001) e Práticas de leitura (2009). 


Comunicação: Os símbolos da natureza e da graça em A árvore da vida, de Terrence Malick.

Evento: VII Encontro de Alunos e Ex-Alunos do Curso de Mitologia (PAIDEIA) -"Mito e (Re)criação: da Gênese ao Apocalipse".

Local: Centro de Humanidades - UFC.

Resumo: O cineasta norte-americano Terrence Malick é conhecido por ser bastante recluso e perfeccionista. Em mais de quarenta anos de carreira, escreveu, dirigiu e produziu apenas 5 filmes. Na sua última película, A árvore da vida (2011), o diretor produziu imagens poéticas responsáveis em provocar uma intensa fruição estética e uma profunda reflexão existencial em seus espectadores. O objetivo desse trabalho foi investigar as imagens que o cineasta utilizou em A árvore da vida para simbolizar o debate filosófico e teológico em torno dos conceitos de natureza e graça. O mote do filme é a morte do caçula da família O'Brian, que provoca em Jack (protagonista e irmão mais velho) um questionamento sobre os mistérios da vida e da morte, na tentativa de entender como a mãe superou essa perda. Estudando o rico símbolo judaico-cristão da Árvore da vida, que permeia toda a narrativa, utilizaremos como base teórica as obras O poder do mito, de Joseph Campbell e Tratado Geral da história das religiões, de Mircea Eliade. Em relação às singularidades cinematográficas, traremos à baila as considerações estéticas de Andrei Tarkovski, em Esculpir o tempo. Com a nossa pesquisa, verificamos que Terrence Malick fez uso da imagem bíblica da Árvore, que representa a Vida Eterna no Éden, para trabalhar as imagens que se configuraram em duas atitudes que o protagonista poderia tomar no âmbito da narrativa, pois construiu dois caminhos para responder à significação da árvore: a graça e a natureza.


2011

Dissertação: Rodolpho Theophilo: A Construção de um Romancista.

Local: Programa de Pós-Graduação em Letras - UFC.

Bolsa: FUNCAP.

Orientação: Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva.

Resumo: Esta dissertação, intitulada Rodolpho Theophilo: a construção de um romancista, realizou uma investigação da formação intelectual e literária de Rodolfo Teófilo (1853-1932), verificando como se deu o seu amadurecimento como ficcionista em O paroara (1899). Para tal propósito, situamos, de maneira crítica, o referido autor em sua conturbada época e espaço social: a Fortaleza da Belle Époque. A pesquisa dividiu-se em três capítulos: o primeiro relaciona o escritor ao contexto em que está inserida a sua obra ficcional, além do estudo de seu campo intelectual e literário; no segundo, o estudo da dinâmica dos processos de leitura e desleitura e, no terceiro capítulo, como ocorreu a construção do estilo naturalista-regionalista de Rodolfo Teófilo. Ele realizou uma desapropriação poética da escola naturalista e atingiu uma escritura singular, recriando o regionalismo, tornando-se precursor da chamada Literatura das secas. 


Comunicação: Um caixeiro com coração de poeta: a leitura como libertação social e intelectual na obra O caixeiro de Rodolfo Teófilo.

Evento: II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades.

Local: Campus do Itaperi- UECE.

Resumo: A cidade de Fortaleza do final do século XIX passou por amplas transformações de caráter material e econômico. Uma testemunha desse processo de modernização foi o escritor e farmacêutico Rodolfo Teófilo. No final da década de 1860, ele trabalhou como caixeiro-vassoura em uma grande casa comercial, exportadora de algodão. Ele relatou as suas aventuras e frustrações deste período na obra O caixeiro (1927). Além de registrar a luta dos caixeiros para se tornarem uma importante classe social em Fortaleza, a obra trata da formação literária e intelectual do referido escritor. Pesquisamos como a leitura foi um instrumento de ascensão social e intelectual por Rodolfo Teófilo. Efetuamos um estudo do contexto histórico e literário de Fortaleza do referido período, embasados por José Ramos Tinhorão em A província e o naturalismo (1962), Dolor Barreira em História da literatura cearense (1948) e Sânzio de Azevedo em Literatura Cearense (1976). 


Comunicação: Estilo tropical: uma interpretação do naturalismo brasileiro

Evento: VIII Semana de Letras - UFC

Local: Centro de Humanidades - UFC.

Resumo: Foi no final do século XIX, no Brasil, durante o Realismo-Naturalismo, que a busca por uma interpretação da cultura brasileira deu margem à consolidação da História e da Crítica literária como disciplinas autônomas. No âmbito deste amplo debate, surgiu, no campo intelectual nacional, o crítico cearense Araripe Júnior com o conceito de estilo tropical. Analisamos quais foram as principais matrizes teóricas que contribuíram para o desenvolvimento do conceito de estilo tropical. Como fontes de pesquisa, consultamos os ensaios de Araripe Júnior: "Raul Pompéia. O Ateneu e o romance psicológico", "Estilo Tropical. A fórmula do naturalismo brasileiro" e "O romance no Brasil. A invasão do Naturalismo", todos publicados em 1888, no jornal Novidades do Rio de Janeiro. Para o embasamento teórico desta investigação consultamos Estilo tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil, do pesquisador Roberto Ventura; Conceito de Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho; O Naturalismo no Brasil, de Nelson Werneck Sodré e A teoria literária na obra crítica de Araripe Júnior, de Pedro Paulo Montenegro. 


Palestra: Associações literárias do século XIX no Ceará

Evento: Disciplina Literatura Cearense I - Curso de Letras UFC (2011)

Local: Centro de Humanidades UFC.

Resumo: A palestra dissertou sobre a formação da literatura cearense, enfatizando as principais agremiações do século XIX, tais como A Academia Francesa (1873-1875), o Clube Literário (1886-1888) e a Padaria Espiritual (1892-1898). Palestra foi proferida na disciplina "Literatura Cearense I", ministrada pela Professora Neuma Cavalcante, no Curso de Letras UFC.


Comunicação: O arquétipo do labirinto como redenção do herói no filme A origem de Christopher Nolan.

Evento: VI Encontro de Alunos e Ex-Alunos do Curso de Mitologia.

Local: Centro de Humanidades - UFC.

Resumo: Tivemos o intuito de investigar como o diretor Christopher Nolan, reelaborou o mito do Labirinto como aspecto fundamental da narrativa e como símbolo da redenção do herói no filme A origem (2010). Para tal fim, fizemos um estudo comparativo entre o trio de personagens Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), Mal (Marion Cotillard) e Ariadne (Ellen Page) com as personagens da narrativa mítica em torno de Teseu e do labirinto do Minotauro. Além das noções de hybris e hamartía, usamos os conceitos de inconsciente, individuação e de arquétipo de Carl G. Jung. As obras consultadas foram: a Arte poética, de Aristóteles; O herói de mil faces, de Joseph Campbell; Mitologia grega, de Pierre Grimal; Mitologia grega, de Junito de Souza Brandao e de Carl G. Jung, Símbolos da transformação. Concluímos que, nas variadas camadas do sonho, o mito do Labirinto e do Minotauro simbolizam a redenção obtida pelo herói (Cobb), ao combater o seu sentimento de culpa, representado pela projeção de sua falecida esposa.  


2010

Comunicação: Imagens de leitura: a fotografia e a obra literária de Rodolfo Teófilo.

Evento: III Encontro de Pesquisa - UFC.

Local: Campus do Pici - UFC.

Resumo: Uma das mais famosas polêmicas literárias ocorridas no Ceará, no final do século XIX, foi entre os escritores Rodolfo Teófilo (1853-1932) e Adolfo Caminha (1967-1897). Através do Jornal O pão (1895), Rodolfo Teófilo se defendeu das críticas que Adolfo Caminha fizera ao seu romance de estreia, A fome (1890). Ele atacou a obra de Adolfo Caminha, A normalista (1893), apontando diversos defeitos de estilo e de verossimilhança, sendo o mais grave o fato do romance não ser uma fotografia fiel da realidade. É interessante salientar a utilização da palavra "fotografar" como sinônimo da escritura naturalista. O objetivo da nossa pesquisa foi investigar como o conhecimento da técnica fotográfica contribuiu para a formação da visão estética de Rodolfo Teófilo. Para tal fim, realizamos um sucinto estudo comparativo entre a Fotografia e a Literatura Naturalista. Iniciamos por uma contextualização do surgimento da ciência fotográfica e discussão do conceito de imagem fotográfica. Depois, estudamos os fundamentos da escola naturalista em O romance experimental, do escritor francês Émile Zola (1840-1900). Por fim, analisamos os artigos publicados no jornal O pão, da Padaria Espiritual (1892-1898), em que Rodolfo Teófilo expôs sua concepção literária: "A normalista" e "Cartas literárias". Aprofundamos o nosso estudo com a utilização dos livros: Fotografia e História de Boris Kossoy, O ato fotográfico de Philippe Dubois e o ensaio de Walter Benjamin "Pequena história da fotografia". 


Comunicação: A desleitura da Comédia Humana por Émile Zola.

Evento: VII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários

Local: Programa de Pós Graduação em Letras - UFC.

Resumo: O Naturalismo foi uma corrente literária, do último quartel século XIX, que tentou conciliar a ciência e a arte. O grande divulgador desta estética foi o escritor francês Émile Zola. Com a publicação do romance Thérèse Raquin, em 1867, ele inicia o seu interesse pelo cientificismo e, com o lançamento de O Romance experimental (1880), a sua adesão ao método experimental é completa. Através dessa obra, lança as bases teóricas do romance naturalista. Além das leituras filosóficas e cientificistas, Zola apoiou-se, sobretudo, em Honoré de Balzac para construir a sua nova visão estética, pois considerava o autor da Comédia Humana como precursor do Naturalismo. A pesquisa analisou o processo de influência poética exercido por Balzac em Zola, utilizando-se como referência teórica, o conceito do crítico norte-americano, Harold Bloom, em Angústia da influência (1992) e o Mapa da desleitura (2002). Ele postula que a história literária é a história das lutas poéticas. Os poetas fortes fazem a história, deslendo-se uns aos outros, de maneira a abrir um espaço literário próprio. 

https://7inter.blogspot.com/


Comunicação: Rodolfo Teófilo e a luta pela vacinação.

Evento: VIII Seminário de Pesquisa em História da UFC: História e Gênero.

Local: Curso de História | Centro de Humanidades - UFC.

Resumo: No ano de 1900, uma terrível epidemia de varíola assolou o Ceará. Devido ao descaso do governo cearense em combater a peste, o farmacêutico Rodolfo Teófilo decide sozinho fabricar a vacina e imunizar toda a população da capital. Os membros da Oligarquia Accioly viram esse ato como uma afronta política. Esta pesquisa investigou como ocorreu a polêmica em torno da campanha de vacinação de Rodolfo Teófilo na imprensa cearense. Investigamos os artigos publicados no jornal A República, em 1905, pelo Dr. Meton de Alencar, tentando desqualificar a referida vacina. Também examinamos a defesa de Rodolfo Teófilo publicada através das páginas do Jornal do Ceará, além do livro que registra essa luta, Varíola e Vacinação no Ceará (1905). Como base teórica, utilizamos as obras de Michel Foucault O nascimento da clínica e Microfísica do poder e, Fortaleza Belle Époque, de Sebastião Rogério Ponte, para uma discussão das relações da ciência e da criação com o poder.


Comunicação: Os super-heróis dos quadrinhos como atualização dos heróis míticos.

Evento: V Encontro de Alunos e Ex-Alunos do Curso de Mitologia.

Local: Centro de Humanidades - UFC.

Resumo: O nosso propósito foi de demonstrar como os super-heróis das histórias em quadrinhos são versões atualizadas dos heróis mitológicos. Para tal fim, realizamos um estudo comparativo entre o herói da épica grega e os super-heróis dos quadrinhos americanos do século XX. Enfocamos os personagens da Ilíada, de Homero em comparação às figuras do Super-homem e do Homem Aranha. Como suporte teórico, utilizamos as seguintes obras: O poder do Mito e O herói de mil faces do mitólogo norte-americano Joseph Campbell; Os símbolos da transformação do psicólogo Carl Jung; Shazamdo pesquisador de histórias em quadrinhos Álvaro de Moya e o ensaio "O mito do Superman" do livro Apocalípticos e Integrados de Umberto Eco. Com esta pesquisa, verificamos que os super-heróis não são meros produtos da cultura de massa. Eles são símbolos que remetem à jornada arquetípica do herói. São imagens poderosas que fazem o espírito humano seguir adiante.


2009

Comunicação: O discurso poético de Farias Brito na revista A Quinzena.

Evento: VI Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários

Local: Centro de Humanidade - UFC.

Resumo: Fortaleza, do final do século XIX e início do século XX, foi uma cidade de intensa atividade intelectual, em que novas ideias e novas tendências estéticas e literárias fermentavam. Uma das agremiações de destaque desse período foi o Club literário (1886-1888). A agremiação editava uma revista, A Quinzena, que circulou de Janeiro de 1887 a junho de 1888. Através dessa revista, os sócios letrados divulgavam, defendiam e discutiam as ideias modernas, ou seja, as ideias cientificistas, positivistas e naturalistas. Um membro de destaque desta associação foi o filósofo Farias Brito (1862-1917). Nesse trabalho, investigamos as ideias estéticas e literárias de Farias Brito, analisando o artigo "O papel da poesia", dividido em quatro partes, publicado nos números 6, 7,8 e 9 da revista A Quinzena


2008

Oficina: Introdução à metodologia de investigação literária.

Evento: VII semana de Letras - UFC.

Local: Centro de Humanidades - UFC.

Resumo: O grupo de pesquisa "Espaços de Leitura: cânone e bibliotecas", vinculado à Universidade Federal do Ceará, realizou no período de Outubro de 2006, uma série de entrevistas com alunos do curso de Letras da UFC. A questão recorrente apontada pelos alunos foi o amplo desconhecimento das metodologias de pesquisa literária. Para discutir este problema, o presente estudo teve o propósito de apresentar, de maneira sucinta, a diferença entre as metodologias de pesquisa científica e as metodologias de investigação literária. O trabalho dividiu-se em duas etapas: no primeiro momento foram explicitados os princípios e as características que regem a metodologia científica e, em seguida, foi discutida a especificidade do fenômeno literário. Para a elaboração desta pesquisa, servimo-nos das leituras das obras de Alfredo Bosi, Eduardo Portela e Umberto Eco.


Comunicação: Do leitor ideal segundo Daniel Pennac.

Evento: XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa.

Local: Campus do Pici - UFC | Fortaleza-Ceará.

Resumo: O trabalho analisou as propostas de um ensino da literatura pautado, prioritariamente, no deleite dos livros e nos "direitos imprescritíveis do leitor" do escritor francês Daniel Pennac, dialogando com a estética da recepção, de Hans Robert Jauss, e as definições de livro clássico de Italo Calvino e Harold Bloom.



2005

Comunicação: Ole Lukoeje.

Evento: Seminário Era uma vez... Hans Christian Andersen

Local: Biblioteca de Ciências Humanas - UFC.

Resumo: O ano de 2005 foi de especial relevância para as crianças e amantes da literatura universal. Foi o bicentenário de nascimento de Hans Christian Andersen (1805-1875), o pai da literatura infantil, que brincou com a fantasia nos mais de cem contos infantis que escreveu. No conto "Ole Lukoeje", Andersen, com uma bela metalinguagem, interliga de maneira espetacular o real e o imaginário, trazendo-nos o personagem representante do mundo onírico e dos contadores de histórias. Nesse trabalho, foi realizada uma análise de um conflito existencial simbolizado no conto. Também foi evidenciada a importância do sonho, mito e conto de fadas para a formação cultural do homem.

zefiro_cr@hotmail.com
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora