Projeto Entre-lugar Literatura Cearense

O referido projeto de extensão, desenvolvido no Estágio de docência superior durante o doutorado em Letras (2015-2018), teve como propósito a investigação da formação da literatura produzida e lida no Ceará, enfatizando a consolidação de uma tradição literária no estado. Portanto, o projeto visou ao fomento da leitura, à divulgação e ao auxílio na formação de pesquisadores na área de literatura cearense, trabalhando com uma abordagem da História da Literatura e da Literatura Comparada, salientando a formação, a circulação e a recepção dos autores e de obras literárias produzidas no Ceará, debatendo a contribuição dos escritores cearenses para a Literatura brasileira. Para a execução do projeto, contamos com apoio da CAPES-DS e da orientação da Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva e das parcerias da Biblioteca Universitária, da Biblioteca de Ciências Humanas e do Acervo do Escritor Cearense.

Corpus: Estudo de livros e autores, de Juvenal Galeno, Prelúdios Poéticos (1856) ao final da década de 1990, tendo como marco, a publicação de A Casa, de Natércia Campos.

Metodologia: Para o estudo da produção literária no Ceará, além dos historiadores, ensaístas e críticos cearenses, utilizaremos como principais referências: Silviano Santiago (1978), Sânzio de Azevedo (1976;1982), Antônio Cândido (1959), Tânia Carvalhal (2003), Dominique Maingueneau (2001),  Alfredo Bosi (1992); Pierre Bourdieu (1996), Charles Baudelaire (1869) e Walter Benjamin (1989).

Palavras-chaves: Literatura cearense, entre-lugar, Historiografia e Literatura Comparada.

Mais informações em: 

Curso de Extensão: O lugar do autor cearense na historiografia literária brasileira (2015-2016)

Projeto: Entre-lugar na literatura cearense.

Local: biblioteca do Centro de Humanidades UFC.

Resumo: O Curso consistiu em um estudo introdutório das problemáticas historiográficas da literatura cearense, visando ao fomento da leitura, à divulgação e ao auxílio na formação de pesquisadores na área de literatura cearense. Trabalhou com uma abordagem da História da Literatura e da Literatura Comparada, enfatizando de modo crítico, a origem da formação, da circulação e da recepção dos autores e de obras literárias produzidas no Ceará, discutindo a contribuição da literatura cearense para a formação da literatura brasileira, além do debate da construção do cânone literário brasileiro e das conturbadas relações entre os centros culturais do país e do estudo das categorias regional, nacional e universal. Com orientação da professora Odalice de Castro Silva, contou com a parceria do Grupo de pesquisa "Espaço de Leitura: cânone e bibliotecas", a Biblioteca de Ciências Humanas da UFC e o Acervo do Escritor Cearense. Foram dez encontros que ocorriam às quintas-feiras, das 16:00 às 18:00 horas, entre novembro de 2015 a fevereiro de 2016, realizados no Auditório da Biblioteca de Ciência Humanas da UFC.

https://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2015/7403-abertas-inscricoes-para-curso-gratuito-sobre-literatura-cearense


Evento: Dia da literatura Cearense - 40 anos de Parabélum, de Gilmar de Carvalho (2017)

Local: Biblioteca do Centro de Humanidades UFC.

Resumo: Integrando as comemorações que celebram o Dia da Literatura Cearense (17 de novembro), o Projeto "O entre-lugar na literatura cearense", coordenado pelo Prof. Charles Ribeiro, sob a orientação da Prof.ª Odalice de Castro Silva, teve como objetivo o estudo da formação da literatura dos que escreveram, produziram e publicaram no estado do Ceará, enfatizando a consolidação de uma tradição literária no Estado, investigando a sua contribuição para a diversidade da Literatura brasileira. Em 2017, foi celebrado os 40 anos de publicação de Parabélum (1977), de Gilmar de Carvalho, considerado o mais expressivo romance publicado na década de 1970, no Ceará. O Projeto "O entre-lugar na Literatura cearense" e o Acervo do Escritor Cearense, da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, promoveram esse encontro com palestras e uma mostra de documentos do Arquivo Pessoal de Gilmar de Carvalho, com curadoria de Lídia Barroso, no salão do primeiro piso da Biblioteca de Ciências Humanas (CH1). Organização: Prof. Mestranda Lídia Barroso Gomes, Prof. Doutorando Charles Ribeiro Pinheiro, Prof.ª Dr.ª Maria Neuma Barreto Cavalcante e Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro e Silva.

https://entrelugarliteraturacearense.blogspot.com/p/dia-da-literatura-cearense-40-anos.html

zefiro_cr@hotmail.com
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora